Atendimentos com pediatras do Hospital Pequeno Príncipe chegam à segunda UBS, em Paranaguá


Por Flávia Barros Publicado 27/04/2023 às 18h05 Atualizado 18/02/2024 às 10h12

Após a implantação do atendimento por telemedicina, no segundo semestre do ano passado, por meio de convênio entre o Hospital Pequeno Príncipe e a secretaria municipal de Saúde, médicos pediatras de um dos hospitais mais conceituados do país passaram a atender, por teleconsulta, pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Vargas Batista, no Porto Seguro. Agora, nove meses depois, o atendimento começa a ser ampliado. Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura de Paranaguá anunciou que a UBS Guilhermina Mazzali Gaida, no Jardim Iguaçu, também passará a contar com os médicos do Pequeno Príncipe para consultas agendadas.


EM CURITIBA


Ainda segundo a administração municipal, uma equipe da secretaria de Saúde esteve em Curitiba nesta quarta-feira (26) para consolidar a ampliação do convênio. “Fomos ao Hospital Pequeno Príncipe celebrar a ampliação dessa parceria importante no atendimento das crianças de Paranaguá. Um serviço que tem gerado resultados positivos e, em breve, mais novidades surgirão”, diz o superintendente de Assistência à Saúde, Rafael Dalha Valhe Corrêa, que foi à capital com a diretora de Atenção Primária, Ghislaine Cristina Corrêa e outros membros da Saúde.


A PARCERIA


O termo de parceria foi firmado em 11 de julho de 2022, e o convênio celebrado com a ida do prefeito Marcelo Roque ao Pequeno Príncipe, no mês de agosto. Na ocasião, o prefeito salientou que o anseio em oferecer um atendimento de qualidade para as crianças ganhava um reforço importante com a chegada dos profissionais do Pequeno Príncipe. A cidade foi a primeira do estado a receber o serviço de telessaúde do Hospital.

O atendimento é feito por meio de teleconsulta e os profissionais de Paranaguá também interagem com os médicos do hospital. Pela telemedicina, o profissional de saúde pode fazer um exame em dispositivo qualificado, o qual, na sequência, vai para uma plataforma em que um médico do Hospital Pequeno Príncipe interage com o profissional de saúde de Paranaguá. A ideia, de acordo com a gestão, é expandir o convênio para todos os postos de saúde da cidade.