Atrações de Natal contam com passagem da Maria Fumaça iluminada por Paranaguá

por Redação JB Litoral
17/12/2019 21:16 (Última atualização: 24/02/2020)

As apresentações natalinas, em Paranaguá, iniciam nesta terça-feira (17) com apresentação do espetáculo “Um sonho de Natal”. A fachada do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), na Praça de Eventos Mário Roque, também se transformará em uma grande tela, com projeção mapeada, sobre o tema “sonho”. A apresentação contará com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição. Antes, o coral de vozes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) apresentará algumas das principais canções natalinas, com a regência da Maestrina Priscila Zinco das Neves e arranjos especiais da Maestrina Marinez Costa.

Já a casa do Papai Noel estará aberta para visitação a partir das 19h, na Praça Mário Roque. As crianças poderão fazer os pedidos de presentes ao bom velhinho. A programação natalina segue até domingo (22), com apresentações dos corais, apresentação do Mago das Bolhas e Teatro de Bonecos, estes últimos no sábado e domingo, a partir das 20h.

A Maria Fumaça iluminada passará pela cidade por duas vezes. Primeiro, na sexta-feira (20), às 20h30, na passagem de nível da Rua Tuffi Maron (esquina com a Avenida Roque Vernalha), e no sábado (21), no mesmo horário, em Alexandra, na Rua do Portinho, em frente à Estação Ferroviária. “Projetos como este incentivam e fomentam a cultura na cidade. Convidamos toda população para prestigiar nosso evento natalino”, disse o Secretário de Cultura e Turismo Harrison Camargo. 

Espetáculo conta a história da Maria Fumaça

A locomotiva Maria Fumaça Mogul 11, uma das mais antigas do Brasil, circulará por nove cidades do Paraná, e é o grande destaque do projeto “Rumo ao Natal”, promovido por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo Logística.

Durante a passagem, acontecerá uma apresentação teatral gratuita, que resgata a história da Mogul 11 a partir do encontro de um avô com sua neta. Através de encantos natalinos, os dois personagens conseguem dar uma carona para o Papai Noel. Realizado pela Cia. Artística Vaporzeiro, o espetáculo fala sobre amor ao próximo.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

No enredo, a neta abre mão do presente para que o avô possa realizar o sonho de reencontrar a Maria Fumaça. “A mensagem é o abraço e a solidariedade. Este sim é o espírito do Natal: olhar com amor para o outro”, explica o Diretor, Roteirista e Ator do espetáculo, Richard Rebelo.

Estrela do espetáculo, a Maria Fumaça Mogul 11 foi fabricada nos Estados Unidos, em 1884. Uma das primeiras a circular na ferrovia Paranaguá-Curitiba, foi utilizada na construção da ferrovia Norte do Paraná. A máquina passou por um processo de restauração completo durante 10 anos, a partir de uma parceria entre a ABPF e Rumo.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

""

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments