Paranaguá

Aula inaugural dá início às turmas dos cursos sociais do Santuário do Rocio

Por Assessoria de Imprensa
09/03/2022 11:26 |
Atualizado em 11:54

Aconteceu, nesta segunda-feira (7), a aula inaugural dos Cursos Sociais disponibilizados pelo Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, no salão social da igreja, em Paranaguá. Mais de 180 pessoas se inscreveram nas vagas disponíveis, ofertadas, principalmente, para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O CREAS, equipamento da prefeitura da cidade, também encaminhou algumas pessoas para realizarem a capacitação.

Os cursos iniciados neste semestre são de Inglês, Logística, Conferente de Contêiner e Auxiliar Administrativo e são totalmente gratuitos. O coordenador de cursos da Associação Pró Obras Sociais do Santuário, Willian Tavares da Silva, é, também, um dos professores voluntários que dá aula para a turma de Auxiliar Administrativo.

“O conhecimento deve ser doado a todos, assim faz um professor que doa aos alunos o seu conhecimento adquirido em uma faculdade ou no seu trabalho do dia a dia. E nós, professores voluntários, estamos doando nosso conhecimento para aqueles que querem aprender uma nova profissão”, diz. 

De acordo com ele, atualmente, um curso profissionalizante em uma escola particular custa em torno de R$ 200 a R$ 400. “Para quem não possui este recurso, nossos cursos se tornam uma oportunidade única de buscar novos conhecimentos para atualizar o currículo profissional”, diz. 

O professor destaca que a atualização profissional é muito importante para o mercado de trabalho, além de possibilitar maiores chances de contratação em alguma empresa. “Com essa oportunidade, as pessoas têm a chance de ingressar com mais qualificação no mercado de trabalho”, comenta. 

Willian dá aulas no Santuário do Rocio desde 2019, quando, na época, cerca de 250 alunos participavam por semestre. Ou seja, aproximadamente 500 alunos por ano. “O objetivo do Santuário é qualificar as pessoas da comunidade para o mercado de trabalho, buscando um objetivo profissional. Esta é uma oportunidade única, já que os cursos são gratuitos e reconhecidos pelas empresas da cidade”, finaliza.

Dois anos paralisados

Entre 2020 e 2021, os cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Santuário ficaram paralisados por conta da pandemia de Covid-19. Para 2022, as turmas disponíveis, além das citadas acima, são também de petcolagem, crochê, pintura em pano de prato e reciclagem, e devem ter início no segundo semestre.

As aulas são ministradas por professores voluntários, de segunda-feira a sábado, com duração de quatro meses, nas salas de aula do próprio Santuário do Rocio. 

A capacitação tem o objetivo de fazer com que a igreja esteja ainda mais próxima da comunidade, promovendo integração e, especialmente, agregando valor às pessoas que mais necessitam. O reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, comenta que a ação é antiga. “Os cursos já existem há muitos anos, mas, durante a pandemia, foi necessário dar uma pausa por conta do impedimento das aglomerações. Agora, retornamos com nossos professores voluntários que sempre nos apoiam e fazem esse belíssimo trabalho para a comunidade parnanguara”, afirma. 

Aula inaugural dá início às turmas dos cursos sociais do Santuário do Rocio, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná
Neste semestre, os cursos ofertados são de Inglês, Logística, Conferente de Contêiner e Auxiliar Administrativo. Foto: Divulgação