Aulas de ginástica gratuita para toda população de idosos em Paranaguá


Por Denise Becker Publicado 18/08/2022 às 18h45 Atualizado 17/02/2024 às 15h28

Desde quarta-feira (17), toda a população de idosos de Paranaguá pode contar com aulas gratuitas de ginástica, no projeto Meu Campinho, localizado no Porto Seguro, com frequência de três vezes por semana: segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 6 horas e 30 da manhã. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Esportes (Sespor), com apoio da Prefeitura. 

O propósito é garantir qualidade de vida e bem-estar aos moradores da região, proporcionando também bons momentos e interação entre os praticantes da modalidade. “Nosso objetivo vai muito além da ginástica, queremos promover a interação, a qualidade de vida e um motivo para que os idosos se levantem todas as manhãs e se sintam dispostos e de bem com a vida”, destaca a professora Rosane Crescela.

Para o secretário de Esportes, Helton Ambrósio, a inclusão de um horário específico para a terceira idade é muito importante para a população parnanguara. Sabemos da importância de exercícios físicos para a terceira idade e é por isso que estamos aos poucos descentralizando a ginástica para a faixa etária nos bairros. As unidades do projeto Meu Campinho contam com toda estrutura necessária para que essas aulas aconteçam, portanto, acreditamos que vai ser um verdadeiro sucesso. Por isso agradeço ao prefeito Marcelo Roque pelo investimento no esporte da nossa cidade, enfatiza.

Situação global: as pessoas vivem cada vez mais

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), num estudo de 2021, a expectativa de vida em todo mundo aumentou de 66,8 anos, em 2000, para 73,3 anos em 2019. Os lugares (países) onde mais se vive em todo planeta são: Austrália, Canadá, Islândia, Japão e Suíça, em média de 83 a 85 anos. 

Dados de uma humanidade mais longeva também é realidade no Brasil, com uma população que caminha para viver em média 80 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a população masculina, a média é de 73,3 anos e, para a feminina, 80,3. 

Mas afinal, quem é a pessoa idosa?

Para a OMS, idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O mesmo entendimento está presente na Política Nacional do Idoso (instituída pela lei federal 8.842), de 1994, e no Estatuto do Idoso (lei 10.741), de 2003. No Brasil, mais de 28 milhões de pessoas têm 60 anos ou mais, representando 13% da população de todo o país. A OMS ainda estima que a quantidade de idosos no mundo irá ultrapassar até mesmo a de jovens até 2050.

O que isso tem a ver com a ginástica gratuita para idosos

No livro Mortais – nós, a Medicina e o que Realmente Importa no Final, de autoria do médico Atul Gawande, tem o seguinte trecho: “Com sorte e determinados cuidados, as pessoas com frequência conseguem viver e administrar bem sua vida por um longo tempo. Porém, mais cedo ou mais tarde, as perdas se acumulam a tal ponto que as necessidades diárias da vida acabam indo além daquilo de que podemos dar conta sozinhos, física ou mentalmente. Conforme diminui o número de pessoas que morrem subitamente, aumentam as chances de que a maioria de nós vá passar períodos significativos de nossas vidas limitados e debilitados demais para viver de maneira independente. Não gostamos de pensar nessa possibilidade. Como resultado, a maioria de nós está despreparada para ela”.

A visão do médico vai ao encontro do que as entidades do município de Paranaguá vêm buscando: conscientização, qualidade de vida e hábitos saudáveis e permanentes para a população. Envelhecer é um processo biológico natural da vida. Diante do inevitável, a melhor escolha pode ser levar a vida de forma saudável e em movimento.