Bem-estar e saúde dos funcionários é novo foco do Porto de Paranaguá


Por Agência Estadual de Notícias - AEN Publicado 27/04/2022 Atualizado 17/02/2024
Empresa entende que se funcionários estiverem bem, recordes vao continuar ocorrendo. Foto Cláudio Neves/ Portos do Paraná

Os trabalhadores portuários do Porto de Paranaguá participaram ao longo desta quarta-feira (27) do Saúde nos Portos, evento voltado para a atenção ao bem-estar, segurança no trabalho e cuidado com o meio ambiente. A ação foi promovida pela Portos do Paraná, em parceria com o Sest/Senat, Ogmo e o Sistema Fecomércio, e faz parte da programação do Abril Verde, que tem o objetivo de alertar para a prevenção de acidentes de trabalho.

É fundamental reforçamos a importância do autocuidado e difundirmos a cultura da prevenção de acidentes de trabalho e atenção com a saúde”, destaca o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.

De acordo com ele, exames básicos podem ser o incentivo que falta para um cuidado maior do trabalhador com a própria saúde e segurança. “Estes cuidados que, às vezes, deixamos para depois por não termos tempo fazem muita diferença na nossa qualidade de vida. No setor portuário, que é muito masculino, este lembrete é sempre relevante”, completa.

Segundo o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti, o circuito foi montado para levar aos trabalhadores orientações sobre saúde bucal, mental e corporal; orientações preventivas sobre acidentes, incidentes, poluição e descarte de resíduos, além de banco de flexibilidade, teste de colesterol, teste glicêmico e aferição de pressão arterial.

A gente aproveitou a campanha do Abril Verde para trazer uma estrutura grande, porque não é sempre que o trabalhador tem a oportunidade de passar por estes atendimentos”, justifica.

José Mader, gestor do Sest/Senat em Paranaguá, explica que o órgão participa de ações nos portos de todo o Brasil para mapear a saúde dos portuários. “Através das fichas preenchidas pelos trabalhadores, que têm perguntas sobre nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, conseguimos traçar um panorama da qualidade de vida dos profissionais”, disse.

Para a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho do Ogmo, Karla Alves, a união de todos esses parceiros mostra a importância que a segurança e a saúde têm no Porto de Paranaguá. “A intenção é conscientizar os funcionários e também os operadores portuários”, explica.

Além dos cuidados, os trabalhadores participaram de sorteios de brindes. Foram104 portuários abordados em blitzes educativas ao longo do mês e receberam uma identificação pelo uso adequado dos equipamentos de proteção individual.

O vencedor do prêmio principal, uma televisão de 32 polegadas, foi Modesto Maria, profissional de limpeza no cais. “Eu fazia tudo certinho, usava o equipamento e deu certo eu ganhar”, comemorou.