Biografia sobre o Zeca da Rabeca será lançada com evento especial em Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 09/04/2022 às 17h44 Atualizado 17/02/2024 às 05h54
zeca da rebeca

Conhecido por representar a cultura caiçara, o músico José Martins Filho ou Mestre Zeca da Rabeca ganhou uma biografia contando sua trajetória no fandango – manifestação artística popular considerada um dos bens imateriais do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). 

O lançamento do livro “Mestre Zeca: Fandango para não morrer”, da escritora Angelica Ripari, será no dia 20 de abril na Praça Cyro Abalem, às 17h, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá. Segundo os organizadores, o evento também terá uma exibição de um curta metragem, exposição de obras, entrega dos exemplares do título e termina com uma apresentação musical do Zé da Rabeca e convidados.

A obra é resultado das vivências que Angelica, mestre em Ciências Sociais, teve ao ter contato com o modo de viver do povo tradicional. “Mestre Zeca é o Jimi Hendrix da rabeca, além de ser reconhecido como um mestre que resguarda a cultura do litoral e é presença marcante nos fandangos da Ilha dos Valadares. O livro é uma homenagem a um dos mestres vivos mais importantes do fandango caiçara”, destaca a autora.

Nascido em 1951 no município de Guaraqueçaba, o fandangueiro iniciou aos 11 anos de idade dançando nos antigos bailes na Ilha dos Valadares. De lá para cá, o mestre passou a confeccionar o instrumento de arco, precursor do violino, e sempre estar se apresentando ao lado dos grupos musicais.

Para a secretária da Cultura e Turismo (SECULTUR), Maria Plahtyn, a vida do Zeca da Rabeca simboliza uma cultura regional. “É com muito orgulho que a secretaria está apoiando o lançamento do livro que conta a história de um dos ícones do fandango caiçara que é o Mestre Zeca, pois a história dele é caiçara”, ressalta.