Boato de explosão em UBS da Serraria do Rocha é falso, diz Secretaria de Saúde

por Redação JB Litoral
04/12/2019 20:30 (Última atualização: 24/02/2020)

Foto: Divulgação

Repercutiu, na tarde desta quarta-feira (04), nas redes sociais, um boato de que uma máquina de raio-x utilizada na Unidade Básica de Saúde Domingos Lopes do Rosário, no Bairro Serraria do Rocha, em Paranaguá, havia explodido, causando tumulto entre pacientes e equipe da unidade de saúde. A informação, compartilhada em vários grupos de WhatsApp, dizia que mulheres estavam sufocando e que as pessoas que estavam dentro do local foram levadas para o lado de fora, utilizando máscaras.

O JB Litoral averiguou a situação e descobriu se tratar de mais uma Fake News – notícia falsa – divulgada nas redes sociais, publicada sem qualquer tipo de fonte confiável ou credibilidade. O jornal entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), que esclareceu que a notícia da explosão na máquina de raio-x da UBS Domingos Lopes do Rosário é falsa.

Conforme a SEMSA, a equipe daquela unidade percebeu um mau cheiro próximo à recepção do local e, por segurança, acionaram o Corpo de Bombeiros para verificação. “No local, foi constatado que não havia nenhum risco, não se tratava de vazamento de gás ou outro produto tóxico”, diz.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a hipótese avaliada pela equipe é de que alguém, por “brincadeira”, tenha utilizado produto que causa odor no ambiente. “A SEMSA enfatiza que a máquina de raio-x está funcionando normalmente e que investigará o ocorrido”, conclui.

O JB Litoral destaca que verificar informações antes de compartilhar com as redes de amigos e seguidores, por exemplo, acessando fontes confiáveis e averiguando a precisão dos fatos, é a melhor forma de combater notícias falsas.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments