Brechó de Paranaguá cria ‘cesto da doação’ para levar roupas a quem mais precisa


Por Luiza Rampelotti Publicado 28/05/2022 às 18h46 Atualizado 17/02/2024 às 09h29

Doação! Para pessoas em situação de rua. 2 peças por pessoa. Se você não tem condições, pode levar”. O convite está pendurado na parede do Brechó da Sol, em Paranaguá, que oferece às pessoas que mais necessitam peças de roupas e calçados gratuitamente.

A iniciativa partiu da empreendedora Solange Santana Camilo, que há quatro anos trabalha com a revenda de roupas usadas e afirma que, desde o início, sempre manteve o “cesto de doação” em frente às lojas. “Em Matinhos, eu tinha um brechó kids, só para bebês até 4 anos, e sempre trabalhei dessa forma. Notava que tinha bastante mães com necessidade e sem condições de comprar, então as mães traziam as peças, eu selecionava as que poderia vender e as que não eram apropriadas para venda montava os kits de doação. O cesto ficava na frente da loja”, conta.

Sol, como é mais conhecida, veio de Cascavel (PR) para Paranaguá em 2012. Com muito trabalho, ela conseguiu comprar uma residência em Matinhos, onde abriu o brechó kids. Agora, decidiu retornar para Paranaguá e trouxe a loja para cá, que está em funcionamento há três meses. Porém, além das peças infantis, ela resolveu, também, trabalhar com roupas para adultos, isso faz cerca de 15 dias.

Transferi para cá o mesmo trabalho e abri uma outra loja para adultos. Como já tinha esse trabalho de doação em Matinhos, fiz o mesmo aqui, desde o primeiro dia de inauguração. Nossa região tem muitas pessoas em situação de rua, às vezes eles vem e pedem, então achei que deveria dar esse auxílio. E não são só os moradores de rua que pegam, são pessoas em situação de vulnerabilidade, que realmente precisam. Da mesma forma que entram peças para vender, saem também como doação”, comenta Sol.


O tempo todo tem gente vindo buscar”, diz Sol


Ela conta que sempre fez trabalhos voluntários, especialmente por conta de frequentar igrejas que mantêm esse tipo de auxílio. A empreendedora já chegou a preparar marmitas e cachorro quente para entregar nas madrugadas às pessoas em situação de rua e diz que a atitude já se tornou um hábito.

O Brechó da Sol fica na rua Conselho Sinimbu, 120, no Centro Histórico de Paranaguá. Ela revela que desde que o “cesto de doação” foi colocado em frente à loja, a procura é diária. “O tempo todo tem gente vindo buscar. O cesto esvazia e eu já vou enchendo de novo. Eles levam muita roupa. Deixei separado um quarto cheio de peças, e agora já está na metade”, diz.

Para garantir que haja quantidade suficiente de peças para doação durante o ano todo, Solange também recebe doações de outras pessoas que desejem fazer o bem através da contribuição. Todos podem ajudar levando até o brechó as peças que não utilizam mais e que estejam em condições de uso.

No começo, a proprietária do brechó chegou a receber críticas de outras pessoas que não concordaram com o ponto de doação no local. “A maioria das pessoas afasta os moradores de rua; umas sentem medo; outras se sentem incomodadas. Já ouvi que a doação aqui iria queimar meu ponto, que não conseguiria ter clientes porque eles se sentiriam incomodados. Mas não, todos que vêm pegar as peças gratuitas têm uma atitude muito bacana, pegam, agradecem e vão embora. Os meus clientes que entram aqui também se sentem felizes. Não me fez mal nenhum tentar ajudar, muito pelo contrário, somente me faz bem”, conclui.