Câmara aprova requerimento sobre furto de veículo da Secretaria de Saúde


Por Luiza Rampelotti Publicado 03/03/2020 às 19h01 Atualizado 15/02/2024 às 08h19
Vereador Jaime da Saúde durante sessão na Câmara de Paranaguá

No dia 16 de fevereiro, o JB Litoral trouxe a notícia de que um veículo da Secretaria de Saúde de Paranaguá havia capotado no canteiro central da rotatória da Avenida Santa Rita com a Avenida Ayrton Senna da Silva. Segundo informações apuradas pelo jornal, o motorista era Ariel Wesley Bonfanti Cardoso, de 23 anos. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), o jovem furtou o carro do pátio da Unidade de Saúde Gabriel de Lara e, embriagado, perdeu o controle, ocasionando o acidente.

Ariel foi encaminhado para a delegacia, prestou depoimento e foi solto na segunda-feira, 17, sem fiança. Testemunhas relataram que ele, que é filho de um servidor municipal lotado na Secretaria de Saúde, transitava em alta velocidade e quase atropelou vários pedestres que passavam pelo local.

De lá para cá, de acordo com o Vereador Jaime Ferreira dos Santos (PSD), o Jaime da Saúde, na sessão ordinária da Câmara desta segunda-feira (02), nada foi feito a respeito do assunto. Por isso, ele apresentou um requerimento cobrando do Poder Executivo informações a respeito do ocorrido. “Até agora nenhuma notícia ou nota da Prefeitura foi revelada. O que realmente ocorreu? Quem vai pagar esse prejuízo? A população com seus impostos? Por que nada foi divulgado? Precisamos de respostas”, disse.

Requerimento aprovado

O requerimento, que foi aprovado, é endereçado à Secretária de Saúde Lígia Regina de Campos Cordeiro, ao Secretário de Segurança, João Carlos da Silva, e ao Prefeito Marcelo Elias Roque (Podemos). “O que chama a atenção, tirando a questão do furto, é que a gente já vem cobrando desta Administração que eles façam o serviço que tem que ser feito que, é fazer com que os espaços públicos do município e as propriedades municipais sejam guardadas”, afirmou.

Além disto, ele relembrou outras situações de furtos e roubos em prédios públicos que não tiveram uma solução. “Com isso, volto no início de 2019, quando uma empresa ganhou a licitação para fazer a segurança dos espaços municipais. Além desta empresa, a LPE, que é de Curitiba e faz o serviço em Paranaguá, e ainda quarterizou o trabalho para a Patrimonial, temos a Guarda Civil Municipal que também tem a atribuição de cuidar do patrimônio. Eu fiz denúncias sobre essa situação e até hoje não aconteceu nada. É impressionante como o dinheiro público é jogado no ralo e não acontece nada”, comentou Jaime.

Acidente aconteceu no dia do Banho à Fantasia, em Paranaguá. Foto: Reprodução/WhatsApp

Relembre o caso

Na ocasião do capotamento, a Polícia Militar encontrou Ariel a duas quadras do local do fato e deu voz de abordagem, porém, o jovem resistiu, sendo necessário um disparo de arma de fogo em direção ao chão para derrubá-lo e algemá-lo. Mesmo sob custódia, o BO mostra que ele reagiu e xingou os policiais. Foi acionada a ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), pois o rapaz estava com um pequeno corte na perna. No entanto, alterado e resistente a qualquer tipo de abordagem, ele recusou o atendimento.

Durante a ocorrência, a Diretora do Departamento Municipal de Transporte (DMT), Josélia Nascimento Correa, compareceu ao local e informou que o veículo estava estacionado no pátio do DMT, onde a Guarda Municipal é responsável pela segurança do prédio.

Após o ocorrido, o JB Litoral solicitou à prefeitura informações sobre a situação. Em resposta, a Secretaria de Saúde emitiu nota a respeito do caso: “A Secretaria Municipal de Saúde informa que o veículo foi furtado do pátio da Unidade de Saúde da Gabriel de Lara. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência e todas as providências administrativas cabíveis já estão sendo tomadas. O acusado foi detido em flagrante e a situação do furto está sob os cuidados das autoridades policiais”.

O veículo não foi incluído nos arquivos da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos no Estado do Paraná – DRRV. Ou seja, não houve alerta para furto ou roubo, uma vez que foi recuperado no mesmo dia.