Política

Câmara aprova título de Cidadão Honorário para Nelson Uberna

Por Redação JB Litoral
11/09/2014 23:30 |
Atualizado em 23:30

Nesta terça-feira, 11, sem a presença de todos os vereadores, a Câmara Municipal de Paranaguá, aprovou por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo da vereadora Laryssa Castilho (PRB) que concede título de Cidadão Honorário para o servidor da Fundação Municipal de Turismo, Nelson Uberna.

Homenageado com o “Prêmio Ser Caiçara”, entregue no 4º Festival de Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, realizado em Pontal do Paraná, para lideranças da região que acrescentaram força ao desenvolvimento turístico regional, Nelson Uberna, recebeu uma placa esculpida em madeira talhada, assim como um troféu com uma canoa e rede. Além de Uberna, também receberam esta honraria diversos homenageados, como o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), Rafael Andreguetto, a consultora do SEBRAE-PR Patrícia Albanez, o próprio SEBRAE-PR quanto instituição, assim como a concessionária Ecovia Caminhos do Mar.

Além do troféu “Prêmio Ser Caiçara”, Nelson Uberna recebeu o Título de Sócio Benemérito “pelos anos de serviços prestados ao turismo do litoral”.
Em defesa da aprovação do seu projeto, a vereadora Laryssa Castilho ressaltou o trabalho de “divulgação da cultura local feito por Nelson Uberna que, aprendeu amar Paranaguá e, hoje, ensina às novas gerações a ter o mesmo respeito pela cidade que o acolheu há 44 anos”.

Quem é Nelson Uberna

Nascido em outubro de 1955, Nelson Uberna chegou a Paranaguá em 1970 e, dois anos após passou trabalhar em peças teatrais. Nesta época contracenou com ícones da arte e cultura local, como a professora Ivone Marques, Luci Tavares e o saudoso Waldir Giglio. A partir de 1973 abraçou o carnaval, através da escola de samba Acadêmicos do Litoral, onde permanece até hoje.
Em 1989 passou atuar diretamente na área do turismo na cidade, através do Festival Junino de Paranaguá (Fejupa). Na gestão do prefeito José Vicente Elias passou atuar na área pública, onde organizou um aniversário da cidade, ao lado do Dr. José Maria de Freitas, fazendo surgir o Show Brasil. Em 1993 levou a cidade para esfera nacional do turismo ao participar do Congresso da Associação Brasileira de Agência de Viagens – ABAV, levando o fandango, barreado e a Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio. A partir daí, foram duas décadas de participação ativa na ABAV. Hoje Nelson Uberna atua na Fumtur e se tornou essencial nos eventos carnavalescos e turísticos de Paranaguá.