Cidades

Caminhão tomba, mata motorista e despeja produto tóxico em riacho de Guaratuba

Por Diogo Monteiro
16/02/2022 17:53 |
Atualizado em 22:11

Na manhã desta quarta-feira (16), um gravíssimo acidente no KM 667 interditou as duas pistas da BR-376, rodovia que liga Guaratuba a Garuva em Santa Catarina.

O acidente envolveu um caminhão tanque carregado com 32 mil litros de rejeito industrial ácido corrosivo (ONU 1832). O motorista da carreta não conseguiu acessar a área de escape e morreu na hora.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão que seguia sentido estado catarinense, perdeu os freios e, devido a sua velocidade, o condutor tentou desviar de outros veículos, mas tombou em uma curva. Com a violência do impacto a cabine ficou totalmente destruída, ocasionando a morte do motorista.

A carreta tanque saiu da pista e derramou todo o produto tóxico em um córrego, as margens do Rio São João. A Prefeitura Municipal de Guaratuba, por meio da Secretária de Meio Ambiente, enviou ao JB Litoral uma nota informando a comunidade local para evitar o uso e o consumo da água do rio até a conclusão das análises técnicas.

“Na manhã desta quarta-feira (15), um caminhão carregado com 32 mil litros de rejeito industrial ácido corrosivo (ONU 1832) tombou agora pela manhã no km 667 da BR-376, despejando o produto químico em um córrego, levando em 20 metros para o rio da Santa e consequentemente em 100 metros pode ter atingido o rio São João. Por segurança alertamos toda a comunidade que não entre ou utilize a água do rio. Será realizado a coleta de água para verificar as condições. A Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de meio ambiente já estão no local. Assim que tivermos atualizações sobre as novas situações, manteremos a população informada através dos canais oficiais da prefeitura”, esclarece.

Confira o vídeo do momento em que o caminhão perde o controle: