Campeonato de Triatlo agita o centro de Guaratuba


Por Gabriel Santos Publicado 21/02/2022 Atualizado 17/02/2024

A 17ª edição do Triathlon de Verão de Guaratuba reuniu cerca de 200 atletas de várias idades na tradicional disputa esportiva nas categorias em splint, tri super splint e duathlon. O evento foi promovido, neste domingo (20), pela Triativa Eventos.  

No caso dos praticantes splint, eles tiveram que nadar 750 metros, dar quatro voltas de 5 KM de bicicleta e, na maratona, foi preciso correr duas voltas de 2.5 KM. Os participantes do Tri Super Splint correram uma volta de 2.5 KM, nadaram 400 metros e percorreram duas voltas de 5 KM de bicicleta.

Os atletas do duathlon tiveram de fazer duas voltas de corrida, quatro de ciclismo e terminaram com uma volta de corrida.   

As  provas foram são divididas em natação – que aconteceu na Praia Central; o ciclismo percorreu as ruas 29 de Abril, Xavier da Silva, Antônio Rocha e Avenida Curitiba; enquanto a avenida Atlântica e a rua Alois Cicatka foram destinadas para corridas. 

Segundo os organizadores da prova, o evento é disputado por boa parte de atletas amadores, mas também serve para triatletas profissionais. É o caso do campeão geral da competição no masculino, Eduardo Lass, da equipe da Homero Cachel Treinamento Total (HCTT), que teve um tempo de 1h e 04 minutos.

Eduardo classifica o desafio como uma porta de entrada para outras competições que virão durante 2022. “Ela geralmente abre meu calendário de provas do ano. No meu caso, já serve como um grande “treino de luxo” e como preparação para eventos maiores que estão por vir”, explica o atleta.

A atleta Amanda Moro ficou em 1º lugar na competição entre as mulheres, ela completou a prova em 1h e 14 minutos. Aos 18 anos, a paranaense que representa a equipe Escolinha de Triathlon Formando Campeões, conquistou, em novembro de 2021, um pódio no Campeonato Sul-Americano de Triatlo.

Confira todos os resultados da prova, clicando aqui