Capitania dos Portos do Paraná celebra aniversário de 166 anos com o prêmio DPC de Melhor Capitania

por Redação JB Litoral
02/10/2019 22:04 (Última atualização: 24/02/2020)

Foto: Capitania dos Portos do Paraná

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) celebrou, nesta terça-feira, dia 1º de outubro, os 166 anos com a valorização de conquistas recentes da Tripulação da Organização Militar: Operação Verão 2018/2019 realizada sem a ocorrência de vítimas fatais, realização da Reunião Funcional Sul-Sudeste da Diretoria de Portos e Costas (DPC), no mês de julho, e o prêmio “DPC de Qualidade 2018”, como melhor Capitania nas áreas do Ensino Profissional Marítimo e Segurança do Tráfego Aquaviário. A cerimônia de premiação deste prêmio, baseado nos indicadores de qualidade e com abrangência em todo o território nacional, aconteceu no último dia 26 de setembro, no Rio de Janeiro.

Os três assuntos foram os principais destaques da cerimônia militar realizada na sede da CPPR, às margens do Rio Itiberê, em Paranaguá, para comemorar o aniversário da assinatura, por Dom Pedro II, do Decreto nº 1.241, de 1º de outubro de 1853, que determinou a instalação de uma Capitania dos Portos no município.

Na cerimônia, a Ordem do Dia do Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, ressaltou o esforço de cada integrante da Capitania para alcançar o êxito de cumprir a missão da Organização Militar: promover a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar, e prevenir a poluição hídrica a partir de embarcações. “Reverenciando aos que por aqui passaram, o meu agradecimento a todos os militares e servidores civis, que, pelo esforço e dedicação, contribuíram sobremaneira para o cumprimento de nossa missão. Manifesto, também, minha gratidão a todo povo parnanguara e às entidades relacionadas às comunidades marítima, náutica, portuária e pesqueira, em especial a Sociedade Amigos da Marinha Paraná e Curitiba, pela disponibilidade e irrestrito apoio. Neste dia de júbilo, é nosso dever agradecer a deus pela constante proteção nessa singradura e que Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, continue nos abençoando para a construção de um Brasil cada vez mais forte e importante no cenário mundial”, disse.

Foi entregue, ainda, durante a cerimônia, o “Diploma Amigo da Capitania” para 40 autoridades civis, militares e para personalidades do Litoral paranaense, com o objetivo de agraciar aqueles que contribuem positivamente para a formação de uma mentalidade marítima na comunidade paranaense, e cooperam de maneiras decisivas para fortalecer o relacionamento entre civis e militares. Entre os homenageados está o Comendador da Ordem do Mérito Naval e Presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Paraná (Soamar Paraná), Geert Prange; o Prefeito Municipal de Paranaguá, Marcelo Elias Roque; o Primeiro Vice-Presidente da Soamar Curitiba e ex-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR), José Lúcio Glomb; o Bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron; o Diretor-Presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva; o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Major Josemar Rogerio Biscaia; o Delegado da Receita Federal em Paranaguá, Gerson Zanetti Faucz; o Delegado da Polícia Federal em Paranaguá, Gilson Micoski Luz; e o Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, Major Jonas Emmanuel Benghi Pinto.

Missa e torneio de futsal

Pela manhã, as celebrações do aniversário da CPPR iniciaram com uma Missa em Ação de Graças, às 10h, no Santuário de São Francisco das Chagas. A celebração foi presidida pelo Bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, e pelo Reitor do Santuário, Padre André Buchmann. Ao longo deste mês, será realizado ainda o “Torneio de Futsal – Capitania dos Portos do Paraná 166 anos” para celebrar a data. A competição deve ocorrer no período de 04 a 26 de outubro, no Ginásio de Esportes Dr. Joaquim Tramujas. Participam equipes do 9º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Prefeitura Municipal de Paranaguá, Paranaguá Pilots, Portos do Paraná, Fospar e Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Paraná (Sindapar).

Com informações da Assessoria de Comunicação

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments