Capitania dos Portos do Paraná realiza cerimônia de Passagem de Comando

por Redação JB Litoral
29/01/2021 13:32 (Última atualização: 4 semanas atrás)

A posse ao novo Capitão dos Portos do Paraná (esquerda) foi dada pelo Comandante do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), Vice-Almirante Chaves (ao centro). Foto: Assessoria de Comunicação.

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realizou nesta quinta-feira (28), na sua sede, às margens do Rio Itiberê, no Centro Histórico de Paranaguá, em uma cerimônia restrita, em virtude da situação epidemiológica atual, a Passagem de Comando do Capitão de Mar e Guerra (CMG) Rogerio Antunes Machado ao Capitão de Mar e Guerra André Luiz Morais de Vasconcelos. A cerimônia de Passagem de Comando foi presidida pelo Comandante do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), Vice-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior.

A cerimônia contou com a presença apenas da Tripulação da CPPR e familiares dos Capitães dos Portos, em conformidade com as orientações das autoridades sanitárias como aferição de temperatura dos presentes, desinfecção da área e distanciamento social.

Capitania dos Portos do Paraná realiza cerimônia de Passagem de Comando 2
A cerimônia contou com a presença apenas da Tripulação da CPPR e familiares dos Capitães dos Portos. Foto: Assessoria de Comunicação.

O Vice-Almirante Chaves destacou o bom relacionamento da Capitania dos Portos com a comunidade marítima paranaense. “As nossas transmissões de cargo caracterizam-se pela continuidade. O Comandante Rogerio Machado fez um brilhante trabalho e o Comandante Vasconcelos dará continuidade a este trabalho em conjunto com a comunidade marítima para a preservação da segurança da navegação e salvaguarda da vida humana.” O Capitão de Mar e Guerra Rogerio Machado, que comandou a CPPR por dois anos, será transferido ao Rio de Janeiro para realizar curso na Escola Superior de Guerra. “Foi um orgulho muito grande ter sido Capitão dos Portos do Paraná, ter conhecido a cidade de Paranaguá, sua cidade e sua gente, que acolheram minha família de forma exemplar. Só tenho palavras de gratidão.”

O Comandante Vasconcelos comprometeu-se a manter a tradição de bom relacionamento da Marinha do Brasil com a comunidade marítima local e trabalhar para o desenvolvimento econômico e social do Paraná. “Expectativa muito grande para tão honroso cargo em um região tão importante para as exportações brasileiras, um porto muito forte em Paranaguá e Antonina.”

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

O novo Capitão dos Portos é graduado em Ciências Navais com Habilitação em Mecânica pela Escola Naval e possuiu cursos de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais, Segurança de Voo e Estado-Maior para Oficiais Superiores. Ele comandará a CPPR com a experiência de Comandante do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Oswaldo Cruz (2012), Imediato do Navio-Escola Brasil (2019) e Chefe de Departamento de Infraestrutura Aeronáutica da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (2020).

Sobre a Capitania

A Capitania dos Portos do Paraná é uma Organização Militar da Marinha do Brasil que exerce a função de agente da Autoridade Marítima em 89 municípios do Paraná e que tem como objetivo promover a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica por embarcações na região.

Fonte: Comunicação Social da Capitania dos Portos do Paraná

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments