Carreatas do “Sempre Natal” emocionam guaratubanos e turistas

por Maisy Pires
28/11/2020 22:22 (Última atualização: 28/11/2020)

(Foto: Litorânea FM)

“Vai ter Natal?” foi a pergunta que as idealizadoras do projeto “Sempre Natal” de Guaratuba, a procuradora do município Fernanda Monteiro e a empresária Priscila Poli, mais ouviram ao longo deste ano, devido a pandemia da Covid-19.

A dúvida dos colaboradores e dos guaratubanos ecoou porque a primeira edição do projeto foi realizada na Praça Central do município com casinha decorada, barraca de guloseimas, Papai Noel e muita aglomeração, algo que deve ser evitado desde março, quando os casos de coronavírus começaram a surgir no Brasil.

Porém, mesmo em meio as incertezas, Fernanda e Priscila não cogitaram a possibilidade de cancelar o evento. “A nossa ideia inicial eram 60 dias de programação, do dia 1º de novembro até o dia 31 de dezembro, para que os turistas tenham o costume de já passar o Natal na praia. No entanto, com o fator pandemia tudo ficou limitado e tivemos a ideia de inovar e levar o Natal até os bairros de forma itinerante”, contou Priscila

A empresária ressaltou ainda que, apesar das dificuldades, a ideia deu super certo. “No início ficamos com medo, pois criamos inúmeros projetos e sempre aparecia um empecilho, mas quando conseguimos chegar nesse formato ficamos extremamente felizes. Poder levar a magia do Natal mais longe do que no ano passado é incrível. Ninguém imaginava que se tornaria algo tão grandioso”, contou, emocionada.

Programação

Fernanda explicou que a carreata passa por diversos bairros, nas quartas, sábados e domingo, e encerra na Praça Central. “Uma das inovações deste ano foi a árvore na Avenida 29 de Abril, pois a nossa ideia foi integrar a iluminação pública com a carreata, de forma que ela criasse uma fotografia única. Além disso, temos artistas fazendo espetáculos durante todo o desfile – são 4 números acontecendo ao mesmo tempo – há também neve e o cheiro do Natal passando pelas ruas da cidade. É algo simplesmente mágico”.

Carreatas do “Sempre Natal” emocionam guaratubanos e turistas 2

Como surgiu

O “Sempre Natal” surgiu após Priscila sentir falta do espírito natalino no município. “Vim de uma cidade grande (Curitiba) onde tem essa fantasia. Os shoppings são decorados, as pessoas decoram as casas, são realizados vários eventos de Natal […]. Quando vim para Guaratuba não tinha nada e minhas filhas foram perdendo essa magia. Foi então que tive a ideia de criar a casinha do Papai Noel para colocar na Praça Central e, como iria colocar em local público, fui até a prefeitura pedir a permissão, onde conheci a Fernanda, que ao saber da ideia resolveu abraçar e engrandecer”, contou a empresária.

Carreatas do “Sempre Natal” emocionam guaratubanos e turistas 3
“Foi um encontro de almas”, diz Fernanda sobre amizade com Priscila

O evento foi um sucesso e envolveu a Prefeitura Municipal de Guaratuba, grande parte do comércio, moradores e turistas que frequentam a cidade. “Não tinha como negar que a ideia era maravilhosa. Sempre digo que o que aconteceu comigo e Priscila foi um encontro de almas, pois desde que ela chegou na prefeitura tivemos uma afinidade muito grande e isso foi fundamental para o sucesso do projeto”, disse Fernanda.

Ela falou ainda que o atual prefeito Roberto Justus (DEM) deu total liberdade para a implantação. “Justus sempre foi um entusiasta do Natal. Então, ele deu muita liberdade. Não quis se auto promover em relação a isso, pois viu realmente a essência, ou seja, ficou claro que o Natal não é para ele ou para nós, é para a população”, completou a procuradora.

Segundo o prefeito, o objetivo é incluir as festividades na agenda cultural do município. “O nosso projeto é incluir as festividades do Natal numa espécie de agenda cultural de Guaratuba. Pois o mais importante de tudo isso é ressaltar que o Natal é uma data especial. Ele traz esperança, união, um clima muito positivo. Especialmente nessa época de pandemia que estamos vivendo. Deixo aqui o meu convite para que as pessoas venham vivenciar e comemorar o Natal conosco, e desejar de antemão um Feliz Natal para todos”, completou.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments