CARTA ABERTA: OS GUARÁS CHORAM

(MENÇÃO AO SOFRIMENTO DIÁRIO DA NOSSA POPULAÇÃO)

por Redação
11/03/2021 18:39 (Última atualização: 11/03/2021)

Foto/JB Litoral

Neste dia 11 de março, a nossa cidade completa 476 anos e, hoje, vejo como sendo nada mais justo que parabenizar o povo Guaraqueçabano… gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para esta cidade.

Desejo que cada munícipe seja um ponto de apoio na constante construção de uma Guaraqueçaba cada vez melhor e que, por meio de valores sólidos, ajude a preparar as crianças e jovens para este processo contínuo de transformação que o nosso município desenvolve e precisa. É necessário semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro para que as vitórias da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Guaraqueçaba cada vez mais justa e cidadã.

No aniversário da nossa Cidade Terra querida, parabenizo a todos aqueles que, diariamente, cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do nosso município, buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor e, ainda, não perdendo de vista os anseios da comunidade, mostrando dessa forma que não existem fronteiras ou limites para alcançar nossos objetivos e atender os anseios do nosso povo.

 Já vivemos tempos em que os guarás sumiram. Entretanto, hoje, dia a dia, percebemos nossos filhos sumirem em busca de oportunidades. Os Guarás pouco a pouco estão voltando, porém, não vemos as mesmas oportunidades daqueles que aqui nasceram de regressarem. Sofremos um isolamento social, não há uma perspectiva de investimento na agricultura, pesca, turismo e comércio, pois tudo isso está atrelado ao acesso (PR 405), que mais parece um fundo de rio, sem manutenção e sem pavimentação, e via marítima, a qual dependemos de situação climática.

É com muito orgulho de ser uma cidadã Guaraqueçabana, de pertencer a esta cidade sol, linda e maravilhosa, de belezas naturais, que é meu aconchego e berço que me viu nascer, que deixo minha mensagem de esperança e agradecimento a toda essa gente guerreira, que luta para que possamos ser reconhecidos pelo Estado do Paraná, e que, em um futuro próximo, possamos sair deste exílio social onde vivemos, por falta do nosso acesso, pela estrada PR 405 pavimentada.

Sonhamos com o dia em que:

Nossa PR 405 seja pavimentada.

Nossa agricultura seja forte.

Nosso pescado dê sabor ao mundo.

Nosso Turismo (ecológico) tenha investimentos.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Nosso comércio seja movimentado.

Possamos ter dignidade no transporte de paciente.

Nossos filhos nasçam aqui em nossa terra.

Possamos ver nossos filhos voltando a sua terra para viver dignamente.

Somos ricos, meio ambiente esplêndido, pesca farta e terra fértil, contudo padecemos diariamente com o crescente êxodo das nossas famílias em busca de sobrevivência em outros municípios.

Um Forte abraço a todos e não desistamos da busca por nossos ideais, pois merecemos viver com dignidade!

Prefeita

Lilian Ramos Narloch

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments