Casal viaja pelo Brasil para visitar Parques Nacionais e está agora no litoral


Por Publicado 17/11/2021 às 14h45 Atualizado 16/02/2024 às 19h23

A expedição de Letícia Alves e Dennis Hyde começou em junho deste ano e já passou por dez parques em seis estados. Atualmente, o casal está no litoral do Paraná, onde pretende conhecer os quatro Parques Nacionais da região.

A psicóloga Letícia e o economista Dennis sempre gostaram de atividades em contato com a natureza. A possibilidade de fazer trilhas, tomar banhos de floresta e de cachoeira, observar e aprender com a fauna e a flora, além da admiração pela impressionante biodiversidade do Brasil atraiu o casal, que morava na megalópole São Paulo e se sentia revigorado a cada visita a uma área natural.

A viagem teve início dia 5 de junho, dia do Meio Ambiente. Letícia e Dennis saíram de São Paulo em direção ao Parque
Nacional do Itatiaia, o primeiro a ser criado no Brasil e que fica na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Acreditamos que somente conservamos o que conhecemos Isso nos levou a buscar uma forma de visitar e divulgar o que ainda nos resta dos ambientes naturais, estimulando que mais pessoas estejam em contato com a natureza, cada um a seu modo” afirma Letícia.

Desde o Itatiaia, o casal passou por mais nove Parques Nacionais: Gandarela, Cipó e Sempre-Vivas, em Minas Gerais, Brasília, no Distrito Federal, Chapada dos Veadeiros e Emas, em Goiás, Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, Ilha Grande, na divisa entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, e Campos Gerais, no Paraná.

Estamos presenciando uma crise coletiva, não só ambiental como também econômica e emocional. O sofrimento psicológico é generalizado nos grandes centros urbanos“, lembra Dennis. E o casal acredita que as respostas para a resolução destes conflitos estão na natureza.

Parques Nacionais do litoral do Paraná

Letícia e Dennis chegaram ao litoral do Paraná no final de outubro e devem ficar até o final de novembro explorando os quatro Parques Nacionais da região: Saint-Hilaire/Lange, Guaricana, Superagui e Ilha dos Currais. A maioria dos moradores e visitantes desconhece as Unidades de Conservação, que ajudam a proteger a maior extensão do bioma Mata Atlântica do mundo.

O Superagui, ilha de Guaraqueçaba, é relativamente conhecido, com uma vila e estrutura para receber visitantes. Mas como poucos sabem que se trata de um Parque Nacional, nem sempre a importância da área da UC é conhecida, que é a única em faixa de areia no estado. No Parque vivem os micos-leão-da-cara-preta, endêmicos da região, e alguns dos poucos remanescentes dos papagaios-da-cara-roxa.

O Saint-Hilaire/Lange fica ao lado de uma das principais estradas que ligam Curitiba ao litoral, a PR-508 e abrange os municípios de Matinhos, Guaratuba, Morretes e Paranaguá. Diariamente, milhares de pessoas usam a rodovia, mas muitos dos motoristas e passageiros não imaginam que um desvio de apenas 10 minutos os levará a cachoeiras maravilhosas. Este Parque protege as nascentes de rios que correm diretamente para o litoral, garantindo que sedimentos ricos em nutrientes, importantes para a vida marinha, cheguem até seu destino.

As Ilhas dos Currais, em Pontal do Paraná, ficam a 11 km da costa e protegem locais de alimentação e abrigos da vida marinha da região. Não fosse a proteção de Saint-Hilaire/Lange, esse parque não seria tão rico em nutrientes para os seres que lá habitam. Trata-se de um ambiente extremamente frágil, cuja conservação é vital não somente para a fauna e flora, mas também para a sustentabilidade das comunidades costeiras locais, que dependem da boa saúde do mar para garantir seu sustento.

Guaricana, localizado em Guaratuba e Morretes é um parque e mais voltado “para dentro”, cujas nascentes fornecem água a centenas de milhares de curitibanos, além de proteger as florestas de araucárias, em elevado risco de extinção. Este é o Parque mais novo e com o uso público em estruturação.

Para acompanhar a expedição do casal pelas redes sociais, principalmente enquanto ainda estão no litoral do Paraná mapeando e divulgando a natureza da região. basta acessar o Instagram da dupla, clicando aqui, ou pelo site oficial, clicando aqui.