Cattalini Terminais renova certificação voltada à Saúde e Segurança Ocupacional

por Redação JB Litoral
22/02/2021 16:10 (Última atualização: 2 semanas atrás)

Foto: divulgação/Cattalini

A Cattalini Terminais Marítimos foi indicada para a certificação na ISO 45001:2018, norma relacionada ao Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional e que substitui a OHSAS 18001:2007. Depois de passar pela auditoria da certificadora internacional Bureau Veritas Certification (BVC) no mês de fevereiro, a empresa foi avaliada com nota de excelência.

Segundo a BVC, a Cattalini confirma a credibilidade e o compromisso com os mais altos padrões de saúde e segurança. Desde 2013 o sistema de gestão da Cattalini possui a certificação voltada à saúde e segurança.

Na prática, a ISO 45001 busca o dinamismo e a interatividade nos procedimentos, tratando os riscos de forma mais detalhada e envolvendo a todos nas ações de prevenção. A norma potencializa as oportunidades de melhoria do sistema de gestão de saúde e segurança, além de minimizar o risco de incidentes e de acidentes ocupacionais.

“A certificação mostra a maturidade dos processos da empresa, a partir de uma gestão robusta. São muitos os pontos relevantes da ISO 45001 implementados, entre eles, o gerenciamento mais efetivo dos riscos, o comprometimento da alta direção e a participação de todos os colaboradores”, destacou o Coordenador de Segurança, Saúde, Proteção Ambiental e Qualidade (SSPAQ), Anderson Costa.

Benefícios

A ISO 45001:2018 traz elementos que prezam pela saúde física e mental de todos que interagem com o negócio, bem como por um ambiente seguro e harmônico para se trabalhar. Ela ajuda, por exemplo, a identificar de forma mais rápida, pormenorizada e eficaz os possíveis perigos existentes na atividade, garantindo maior controle dos riscos.

“Construímos, envolvendo os colaboradores e todos os intervenientes, vários padrões que proporcionam uma condição de trabalho segura e contribuem para que as atividades sejam realizadas com qualidade e seguindo todos os controles necessários”, declarou Anderson Costa.

Sobre a empresa

Fundada em 1981 no Porto de Paranaguá, a Cattalini Terminais Marítimos oferece aos seus clientes um total de 133 tanques e 610 mil m³ para armazenagem de diversos produtos, distribuídos em quatro Centros de Tancagens alfandegados e entrepostados. A empresa possui píer próprio para atracação simultânea de dois navios e pátio com capacidade para receber 350 caminhões.

Nas operações de derivados de petróleo, a Cattalini Terminais Marítimos movimenta principalmente diesel (S-10 e S-500), na importação. Atualmente, mais de 60% do óleo vegetal exportado pelo Brasil passa pela empresa. Na importação de metanol, a Cattalini ocupa posição de liderança no setor, respondendo pela movimentação de cerca de 70% de todo produto importado pelo Brasil.

A Cattalini Terminais Marítimos mantém as certificações ISO 45001 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional), ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) e é auditada pelo CDI-T (Chemical Distribution Institute -Terminals).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments