Antonina

Celebração da festa da Padroeira resgata fiéis em Antonina: “A vida continua”

Por Marinna Prota
16/08/2021 04:22 |
Atualizado em 16:06

A tradição católica e a fé, que envolvem a santa Nossa Senhora do Pilar, foram fortalecidas no último domingo (15). Com o término da novena, realizada em comemoração ao dia da padroeira, várias missas foram promovidas com a temática para abençoar os fiéis que estiveram presentes na igreja e aqueles que acompanharam a transmissão on-line.

O dia começou com a “Alvorada Religiosa”, às 6h da manhã e, em seguida, foi realizada a Santa Missa, às 07h30. Às 10h, ocorreu uma celebração especial, com uma missa presidida por Dom Edmar Peron, Bispo da Diocese de Paranaguá, que também conduz eclesiasticamente a Santa Igreja na região de Antonina. Durante a tarde, os devotos estiveram na tradicional procissão pelas ruas do Centro Histórico da cidade.

“Nós reconhecemos que a vida continua com os seus passos, dentro da experiência da pandemia. Nessa realidade, eu vejo que a comunidade vai despertando para aquilo que é mais importante, se por um lado não podemos realizar grandes quermesses e procissões, do outro acentuamos a fé e a oração”, frisou o Bispo da Diocese de Paranaguá.

Com a realização da importante celebração, o pároco da tricentenária Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, padre Tiago Machado, ressaltou que após meses com as portas fechadas, o resultado foi positivo e as comemorações com o dia da padroeira foram maiores por terem conseguido preservar a vida dos devotos.

“[Fechar a igreja] foi algo que entristeceu muito nosso coração, mas respeitamos todos os decretos do bispo e também do governo. Com isso, temos certeza que conseguimos salvar muitos fiéis. Fomos a última igreja a abrir, mas também uma das que perdemos menos paroquianos, então o cuidado que tivemos salvou vidas”, ressaltou o pároco.

Recursos para melhorar

A deputada federal Christiane Yared, do PL, esteve presente na celebração das missas no domingo. Ela relembrou os tempos em que, quando criança, brincava na região e comparecia às celebrações. Como forma de retribuir todo o apoio religioso à comunidade, ela vem buscando, junto com a igreja, recursos para reformar o salão da matriz.

“Já estive aqui, algumas outras vezes, mas o convite do padre Tiago foi essencial para podermos estar aqui mostrando a nossa boa vontade, para podermos estar ajudando a comunidade e também a igreja. Temos o salão paroquial que nós vamos conseguir reformar todo. É uma satisfação e alegria estar aqui, faço parte deste lugar e só tenho a agradecer”, ressaltou Yared.