Central do Cidadão traz comodidade para os guaraqueçabanos


Por Brisa Teixeira Publicado 26/11/2021 às 09h03 Atualizado 16/02/2024 às 20h17

O guaraqueçabano agora não precisa mais se deslocar até Paranaguá ou Curitiba para agendar atendimento nas questões que envolvem a Previdência Social e outros serviços de utilidade social. Na segunda, dia 22, foi inaugurado a Central do Cidadão, um local único em que vai agregar, além do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), mais oito instituições estaduais e federais: Instituto de Identificação, Incra, Detran, Fomento Paraná, Junta Militar (alistamento), Sine (empregos) e Superintendência do Patrimônio da União – SPU. A Central do Cidadão está localizado na Avenida Ararapira, 27, no centro de Guaraqueçaba.

O local faz parte do Programa Cidadão Guarequeçabano, que está previsto no Plano Plurianual 2021/2025. Na agenda de inaugurações, o primeiro posto de atendimento foi o setor de Previdência Social. Os atendimentos já iniciaram, na terça, dia 23.

A prefeita Lilian Ramos Narloch (PSC), explica que uma unidade do INSS, em Guaraqueçaba, era um sonho antigo da população. “Temos agora um posto avançado, em um local de fácil acesso, adequado e planejado. Contaremos com servidores treinados para atender bem toda a população do município”. Segundo a gestora, os agendamentos e atendimentos de Previdência Social e dos outros órgãos do Estado e da União irão facilitar o acesso da população aos serviços públicos da cidade.

O auditor fiscal da Receita Federal, Leudemir Dias dos Santos, diz que essa parceria com o município é muito importante por trazer a Receita Federal para perto dos munícipes. “Agora quando um munícipe tiver problema com o seu CPF ou qualquer questão com a Receita Federal, ele não precisa mais se deslocar para Paranaguá ou para Curitiba para resolver a sua situação”, disse o auditor.

Leudemir Dias dos Santos, auditor fiscal da Receita Federal, durante a solenidade de entrega do posto de atendimento do INSS. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

Próximas inaugurações

O ponto de atendimento do Detran-PR e o Instituto de Identificação, terá inauguração nas próximas semanas com a presença de autoridades, representantes das instituições. Na sequência, serão inaugurados os outros serviços, que contarão com uma agência ou posto de atendimento.

Em decorrência da pandemia da Covid-19 e seguindo as recomendações da Vigilância Sanitária, as inaugurações ocorrerão gradativamente para  evitar aglomerações, segundo informações da Comunicação Social do município.  

Para o chefe da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Paranaguá, Nélcio de Oliveira, o Governo tem o compromisso com todos os municípios do Litoral, onde tem a Siretran. “É preciso expandir os trabalhos de atendimento ao público, trazendo para Guaraqueçaba situações de melhorar o sistema de atendimento, que até então era meio precário”. Segundo ele, um município como Guaraqueçaba, em que há dificuldades de transporte e acesso rodoviário, o atendimento precisa ser prioritário e melhorado para toda população“. Com a Central do Cidadão, a população local terá um local adequado, inclusive com melhorias previstas”.

Ele diz ainda que haverá treinamento para que os postos também atendam a parte de habilitação. “Temos esse acúmulo de serviço na Siretran, mas a gente vai distribuir também para os postos, desde que a partir do momento que os contratos sejam renovados e mudados porque, até então, os contratos de postos conveniados, os quais chamamos de Paquis, eles não têm essa atividade ainda, mas vão ter”, adianta.