Cerca de 300 pessoas tentam invadir área da APA de Guaratuba no fim de semana


Por Marinna Prota Publicado 18/10/2021 Atualizado 16/02/2024

No último sábado (16) aproximadamente 300 pessoas chegaram em ônibus e carros à Guaratuba, com o objetivo de “tomar posse” de terrenos localizados no bairro Piçarras. A ação ocorreu após um homem, apontado como intermediário e suposto dono da chácara em questão, “vender ou doar” as terras para todas estas pessoas. A Polícia Militar foi acionada para atender o caso e dispersou a multidão, além de levar para a delegacia o possível estelionatário para prestar depoimento.

Ao JB Litoral, a prefeitura disse que tomou conhecimento da ação e que em breve deve se pronunciar sobre o ocorrido. A região é conhecida por fazer parte de Área de Proteção Ambiental (APA) criada em 1992 e possui área de aproximadamente 200 mil hectares, que engloba todo o município de Guaratuba e ainda parte dos de Matinhos, Tijucas do Sul, São José dos Pinhais e Morretes. Inclui ainda águas interiores, ilhas situadas na baía de Guaratuba, ilhas fluviais e a ilha do Saí-Guaçu.

Segundo relatos, as pessoas teriam recebido os terrenos por doações ou adquirido eles por valores simbólicos, pagando no máximo R$250. Os posseiros iriam iniciar a construção de barracos e casas e foram abordados em cidades da região metropolitana de Curitiba e da própria capital. A Polícia Militar dispersou a aglomeração do local, mas até o momento não houve o registro de presos na operação.

Em nota, a PCPR informou que “está investigando o caso e realizando diligências para apurar os fatos. A princípio, cerca de 250 pessoas teriam sido levadas a Guaratuba pelo suspeito, que teria vendido terrenos de sua posse sob a condição de que transferissem os títulos de eleitor pra cidade e o elegessem vereador. A princípio esses terrenos estão judicializados e em área de reserva”.

A equipe de reportagem do JB Litoral solicitou informações sobre o caso para a Polícia Militar e Ambiental, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.