Decidida em segundo turno, a eleição escolha da nova diretoria do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva) terminou com a vitória da chapa 4, encabeçada pelo presidente Izaias Vicente da Silva Junior.
A votação ocorreu no domingo (18), dia dedicado à categoria, das 8h às 17h, na chácara da Estiva. Das cincos chapas que participaram do pleito no primeiro turno, realizado no dia 11, as chapas 1, presidida pelo atual secretário Everson Fernando Leite de Farias, e a 4, de Izaias Junior, foram as mais votadas.
Mais uma vez, o processo eleitoral foi comandado pela Frente Intersindical de Paranaguá e a mesa foi presidida por Oziel Felisbino, atual presidente do colegiado e do Sindicato dos Arrumadores de Paranaguá, e demais membros da diretoria da Intersindical.
De forma tranquila e organizada, a apuração durou pouco menos de uma hora e, dos 1073 associados aptos para votar, um total de 990 estivadores compareceram nas urnas, um número superior que o do primeiro turno.
No final as urnas confirmaram a vitória da chapa 4 com 521 votos, contra 449 da chapa 1, tendo ainda 17 votos nulos e 3 em branco. Com essa vitória Izaias Junior vai comandar os estivadores nos próximos três anos, seguindo os passos do seu pai, Izaias Vicente da Silva, que também presidiu o sindicato no passado.
Vale lembrar que, no primeiro turno, dos 897 votos, a chapa 1 foi a mais votada com 365; em segundo, chapa 4 com 300; em seguida, chapa 5 com 84; chapa 2 com 63; e chapa 3 com 62; ainda houve 23 votos nulos.
Para o presidente licenciado da Intersindical e da Sindestiva, a eleição ocorreu de forma tranquila e, no final, as duas chapas mais votadas realizaram uma disputa sem tumulto e a categoria pôde exercer seu direito de escolha de forma livre e democrática.
A nova diretoria da Estiva
Presidente: Izaias Vicente da Silva Junior
Secretário: Daniel Correa de Camargo
Tesoureiro: Sidnei de Oliveira
Diretor de assistência social: Geziel Carlos Damaceno
Diretor junto ao OGMO/Delegado representante CAP: José Ricardo Ramos Ferreira