Christiane Yared assume compromisso pela regulamentação da profissão de tatuador


Por Redação JB Litoral Publicado 05/09/2018 às 00h00 Atualizado 15/02/2024 às 04h44
christiane-yared-assume-compromisso-pela-regulamentacao-da-profissao-de-tatuador

A deputada federal Christiane Yared (PR-PR) recebeu representantes de tatuadores de Curitiba e Região Metropolitana, nesta segunda-feira (3), em seu comitê. No encontro, ela assinou um termo em que se compromete a abrir canais de comunicação para regulamentação da profissão.

Candidata à reeleição, a deputada federal paranaense mais votada em 2014 conversou com os tatuadores Deniz Cruz e Marlon Cesar dos Reis sobre a necessidade de reconhecimento da profissão para que sejam criadas regras que beneficiarão profissionais da área e população em geral, já que o tema envolve também a saúde.

Segundo os representantes dos tatuadores, no quadro atual, sem regulamentação da profissão, até mesmo as exigências das Vigilâncias Sanitárias são diferentes em cada lugar, o que torna a fiscalização ineficaz e é prejudicial também ao trabalho dos bons profissionais.

“O caminho para levarmos adiante as reivindicações de vocês é criar um projeto para ser apresentado em Brasília. Posso e quero ajudar porque temos vidas envolvidas neste assunto”, pontuou Christiane Yared. A candidata lembrou, ainda, que o reconhecimento de qualquer profissão exige um trâmite junto aos órgãos federais e que apoiará a iniciativa.

 

Foto/divulgação
Foto/divulgação

Segundo Deniz, na Região Metropolitana e Curitiba são cerca de 700 tatuadores e dermopigmentadores – profissionais que fazem maquiagem definitiva – além daqueles que trabalham com piercing.

No Brasil, embora não existam números oficiais, é estimado que 50 mil profissionais atuam na área.

“A tatuagem chegou ao Brasil há 59 anos e já deixou de ser linguagem de uma única tribo. A regulamentação da profissão trará benefícios para todos os envolvimentos, pois com regras claras teremos uma fiscalização mais eficaz que trará segurança para quem trabalha e quem recebe a tatuagem”, concluiu Deniz.