Cidades do litoral têm alerta de chuva volumosa para os próximos dias

A maior preocupação está entre o sábado (27) e o domingo (28), quando vai chover mais

por Redação
25/02/2021 00:44 (Última atualização: 25/02/2021)

Por Lucas Sarzi

O mês de fevereiro vai chegando ao fim e, junto, traz a instabilidade no tempo. Embora os dias continuem quentes, a previsão do Simepar aponta para o alerta de que os próximos dias, desta quarta-feira (24) até pelo menos a segunda-feira (1) que vem, sejam chuvosos. Por isso, quem mora no litoral do Paraná precisa ficar atento às condições climáticas, pois há risco de chuvas fortes, que podem até provocar alagamentos. Não vai dar praia.

Conforme o Simepar, toda a região Leste do Paraná está na área afetada pelas chuvas nos próximos dias. Estão previstos volumes de chuva de até 70 milímetros por dia, a partir desta quinta-feira (25), entre as cidades que estão próximas à Serra do Mar, como Morretes e Antonina, e as praias. Em Paranaguá, por exemplo, são esperados 210 milímetros de chuva acumulada.

O meteorologista Reinaldo Kneib explica que o fenômeno dos próximos dias acontece devido a áreas de baixa pressão atmosférica. “Os ventos favorecem a convergência de umidade e calor, principalmente nessa região próxima à Serra do Mar, o que acaba intensificando a chuva. Vamos ter vários períodos de chuvas continuas, volumosas, que devem continuar pelo menos até domingo. Em alguns momentos, essas chuvas vão ser fortes, acompanhadas de raios”.

Clima continua quente

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Apesar da previsão de chuva, que coloca a todos em alerta na região Leste, o tempo não deve mudar muito no que diz respeito ao clima, ou seja, o calor continua. Em todas as cidades atingidas pelas chuvas, os termômetros continuam elevados e, em algumas regiões, o Sol aparece forte.

Em Paranaguá, por exemplo, a temperatura máxima deve chegar aos 29ºC nesta quinta-feira, condição que se mantem ao longo dos próximos dias, caindo um pouco a temperatura. Já nas outras cidades do litoral, como Matinhos e Guaratuba, os termômetros não devem passar dos 26ºC nos próximos dias.

Chuva mais forte no final de semana

Ainda de acordo com a previsão, o sábado (27) e o domingo (28) são os dias que preocupam mais e estão sob-atenção dos meteorologistas e até mesmo das equipes da Defesa Civil. Isso porque os acumulados de chuva podem ser acima de 100 milímetros em ambos os dias. Como algumas cidades acabam alagadas quando chove forte, é importante ficar atento e, se preciso for, acionar o socorro da Defesa Civil pelo 199, em qualquer região do Paraná.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments