46 colégios estaduais do litoral fazem eleições para diretores; pleito vai até às 21h


Por Marinna Prota Publicado 07/07/2021 às 13h42 Atualizado 16/02/2024 às 07h02
Colegio Jose Bonifácio (2)

Nesta quarta-feira (7) todos os colégios estaduais do Paraná realizam a eleição de novos diretores para as unidades de educação. No litoral paranaense, são 46 unidades da rede estadual que participam do pleito. Para poder realizar a votação, as escolas e pais definiram juntos que as escolhas vão ocorrer de maneira presencial e também online. O sistema para a escolha dos novos nomes está aberto desde as 8h e vai até às 21h.

Em nota, a assessoria da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED) informou que “a eleição vai acontecer de duas maneiras – por plataforma digital ou cédulas impressas –, mas cada escola deveria escolher apenas uma delas. Pelo método impresso, a eleição é realizada de forma presencial por meio de cédulas de votação. Nas instituições de ensino que escolheram a forma digital, a eleição acontece inteiramente on-line, por meio de uma plataforma da Seed-PR”.

A SEED ainda explica que “o voto pode ser efetuado através de dispositivos com conexão à internet do próprio votante ou presencialmente, nos computadores da escola. Neste formato, os votantes aptos de cada instituição de ensino receberam por e-mail ou por SMS um token pessoal e intransferível que dará acesso à página de votação”.

A escolha dos novos diretores ocorre em todas as sete cidades do litoral, que pertencem ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá. Os eleitos vão assumir o cargo por quatro anos na administração pública das escolas. Conforme informado pela assessoria, o pleito tem ocorrido com tranquilidade, sem problemas registrados até agora.

A secretaria ainda destaca que esta é uma fase importante de participação dos pais. “É o momento que a comunidade escolar escolhe o futuro da gestão das instituições, avalia o plano de ação que os candidatos apresentam, o projeto pedagógico para a escola e então tomam a decisão conforme sua convicção”, destacou a SEED em nota.

Por Marinna Protasiewytch