Com a chegada do verão e das festas de fim de ano, um problema que se repete anualmente volta a preocupar no Litoral do Paraná: o aumento do abandono de animais. O fluxo intenso de turistas e as viagens de moradores durante o período de férias acabam resultando em cães e gatos deixados para trás, expostos à fome, doenças, atropelamentos e maus-tratos.

Em Paranaguá, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), por meio da Causa Animal, intensifica as ações de proteção animal, atendimento veterinário gratuito, fiscalização e conscientização da população. A Semsu ainda ressalta que abandonar animais é crime e a responsabilidade do tutor não entra em férias.
De acordo com a secretária municipal de Serviços Urbanos, Christianara Rosa, o abandono segue sendo a principal demanda registrada pela equipe da Causa Animal. Além dos casos explícitos, também são frequentes situações de negligência, muitas vezes causadas por falta de informação ou irresponsabilidade dos tutores.
“O maior problema hoje é o abandono, algo que ocorre em Paranaguá e no país inteiro. Também encontramos casos em que o tutor age por ignorância, sem entender que manter o animal acorrentado 24 horas por dia, mesmo com certa mobilidade, é maus-tratos. Cerca de 40% das situações são resolvidas com orientação, mas na maioria dos casos a pessoa age com irresponsabilidade, privando o animal de comida, água ou abrigo. Nesses casos, entramos com boletim de ocorrência e retiramos o animal do tutor”, afirmou.
Atendimento veterinário gratuito
Mesmo durante as festas, o atendimento veterinário gratuito em Paranaguá segue funcionando sem recesso, de segunda a sexta-feira, exceto aos fins de semana. O serviço é oferecido no Canil Municipal, anexo ao Aeroparque, e ocorre mediante agendamento prévio.
Os atendimentos ao público acontecem das 11h30 às 17h30, enquanto no período da manhã um veterinário atende exclusivamente os mais de 200 animais resgatados pela própria Semsu e que estão sob cuidados do Município.
O agendamento pode ser feito pelo telefone (41) 3721-1780, opção 3 – Causa Animal.
De acordo com a secretária, a parceria com a população tem sido fundamental no combate aos maus-tratos contra animais. Segundo a Semsu, o Município recebe, em média, de 20 a 30 denúncias por semana. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (41) 3721-1780 (opção 3) ou pelo Instagram @causanimal.paranagua.
Lei municipal endurece punições contra maus-tratos
Desde 9 de outubro, Paranaguá passou a adotar medidas mais rígidas contra a violência animal. Está em vigor a Lei nº 4.606, sancionada pelo prefeito Adriano Ramos, que determina que todos os custos de resgate, atendimento veterinário, cirurgias e internações sejam pagos pelo agressor.
A legislação estabelece que qualquer pessoa que, por ação ou omissão, cause sofrimento ao animal, por negligência, imprudência ou imperícia, será responsabilizada financeiramente, reforçando que maus-tratos não serão mais tolerados.