Ação solidária marca comemoração dos 64 anos da Polícia Ambiental do Paraná
Por Marinna Protasiewytch com informações de Diogo Monteiro
Neste mês de abril a Polícia Ambiental do Paraná comemora 64 anos da sua criação. Para realizar as comemorações, já que aglomerações e confraternizações seguem proibidas, os agentes estão fazendo uma ação solidária, arrecadando alimentos não perecíveis, álcool gel e rações para cães e gatos.
Aqueles que quiserem realizar as doações, os soldados das forças ambientais estarão, nos dois próximos sábados, dias 10 e 17 de abril, das 13h as 18h, na praça de Eventos Mário Roque para receber os donativos.
“Essa campanha visa ajudar pessoas em vulnerabilidade neste momento tão difícil. Depois da arrecadação de todo o alimento nós faremos as doações para pessoas necessitadas e instituições de caridade”, afirmou o 2º tenente Nogueira, da 1ª Cia da Polícia Ambiental do Paraná. Quem quiser ajudar com donativos em maior quantidade, pode ligar no (41) 3420-9400.
Ações de destaque da Polícia Ambiental
Durante a temporada de verão, mesmo no período de pandemia os agentes realizaram várias abordagens, onde foram resgatadas centenas de aves silvestres. Só no primeiro balanço da ação em dezembro, foram oito prisões e 19 autos de infração ambiental lavrados.
Com uma grande extensão territorial e aquática, a região litorânea recebeu um incremento de policiamento com viaturas nas áreas terrestres e com embarcações nos rios e baías, para reforçar a 1ª Companhia, responsável pela área.
“A região do litoral é bem diversa. A gente está sempre realizando patrulhamento ostensivos, sempre coibindo situações de caça e pesca, além de situações de contrabando de animais”, afirmou o 2º tenente.
Com base em denúncias, os policiais militares ambientais flagram situações de caça e pesca ilegal, desmatamento de áreas de proteção ambiental permanente, e também danos contra a fauna e flora.
Confira a entrevista que o JB Litoral fez com o 2º tenente Nogueira, da 1ª Cia da Polícia Ambiental do Paraná