O quase centenário Asilo São Vicente de Paulo completou 98 anos de fundação na última quarta-feira (30). A entidade atende, atualmente, 44 idosos e receberá, este ano, a ação solidária do grupo de voluntários Desperte Sorrisos, que voltou às ações, após quatro anos sem atividades presenciais, paralisadas desde a pandemia da Covid-19. Na ação, será possível apadrinhar os idosos, que fizeram pedidos de presentes de natal.
“A ação será feita através do Desperte Sorrisos. Eles postarão nas redes sociais o pedido de cada idoso e, dessa forma, quem quiser adotar é só deixar o presente na secretaria da instituição. No dia 22 de dezembro serão feitas as entregas, com direito a papai Noel e muita festa”, informou a instituição ao JB Litoral.
COMO PARTICIPAR
Voluntários do Desperte Sorrisos visitaram os idosos do São Vicente de Paulo no dia 26 de outubro e ouviram de cada um o que gostariam de ganhar de presente, no natal.
“Pediram de tudo. Posso adiantar que são pedidos simples, como doces, acessórios de cabelo, pulseiras. Também pediram bastante vestidos, querem ficar chiques (risos). Ainda tivemos alguns pedidos como ‘uma dentadura’”, contou ao JB Litoral um dos voluntários do grupo, Luiz Gustavo Afonso Alves.
Luiz também revelou que o motivo de retomar às ações justamente no São Vicente é devido à última ação do grupo ter sido realizada no local, no carnaval de 2020.
“Foi um consenso de todo o grupo recomeçar de onde paramos. Estamos muito animados com esse retorno, pois lá foram mais de 10 anos de ações realizadas. O apoio da população tem sido fundamental, diversas pessoas e empresas que foram grandes parceiras durante esses anos já vêm se colocando à disposição para contribuir. É maravilhoso saber que nosso trabalho traz alegria e desperta sorrisos em quem tanto precisa”, completou.
Os pedidos dos idosos serão postados a partir de sexta-feira (7), na página do Desperte Sorrisos no Facebook (facebook.com/despertesorrisos).
PARA OS PEQUENOS, PAPAI NOEL DOS CORREIOS
Uma outra ação solidária, também consolidada na época natalina, é a campanha Papai Noel dos Correios, que chega à 35ª edição. A ação será
lançada no Paraná nesta segunda-feira (4), com a presença do superintendente estadual dos Correios, Marcos Paulo Paim, no auditório do edifício-sede dos Correios, em Curitiba (Rua João Negrão, 1251, Rebouças).
A campanha disponibiliza cartas com pedidos de crianças matriculadas em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também estão disponíveis para
adoção cartinhas enviadas por crianças da sociedade, com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.
As datas, locais e horários de atendimento dos pontos de adoção da campanha variam em cada cidade. Todas as informações podem ser consultadas no site: blognoel.correios.com.br.