Alunos de Antonina conhecem a história da cidade por maquetes, desenhos e artesanatos


Por Redação Publicado 17/11/2022 às 18h14 Atualizado 17/02/2024 às 21h48

Em Antonina, o projeto IAMUQUE – Turismo nas Escolas (Instituto A Mudança Que Queremos), está realizando uma exposição com os trabalhos feitos pelos alunos da Rede Municipal de Ensino, que serão apresentados no Armazém Macedo, dos dias 18 a 21 de novembro.

O projeto é um desdobramento do programa “História de Antonina nas Escolas”, idealizado em 2018 pela professora Iza Maria Vieira Azim, mãe do prefeito José Paulo Vieira Azim (PSD), que faleceu em 2019.
Na época, a professora foi às escolas do município para falar com os alunos sobre as lendas da cidade e ainda fez passeios por diversos logradouros do centro histórico do município.

No ano de 2019, alunos da Escola João Paulino Vieira Filho elaboraram atividades e apresentaram trabalhos que abordaram conteúdos referentes a cultura da cidade. Mas, com a chegada da pandemia de coronavírus, veio o cancelamento das aulas presenciais e, com isso, o projeto também precisou ser pausado, retornando apenas neste ano, em 2022.

Com base no Inventário da Oferta Turística de Antonina, desenvolvido pelo turismólogo Marcos Cruz Alves, alunos de todas as escolas da rede municipal puderam escolher os temas que foram abordados e desenvolvidos durante o trabalho desse ano. Eles também puderam ouvir sobre as lendas, visitar pontos turísticos e aprender um pouco mais sobre a memória, cultura e história da cidade.

De acordo com a Prefeitura, os alunos fizeram uma pesquisa dos locais turísticos da cidade, e depois da pesquisa, montaram as maquetes. “Aqui nós temos todos os pontos turísticos da cidade; a igreja Matriz, o Armazém Macedo, o Mercado Municipal etc., está bem variado. Eles também utilizaram material reciclável e a criatividade, e saiu todos esses trabalhos lindos que vocês poderão ver”, informou.