Antonina é a 4ª cidade do Litoral a ter Tarifa Zero no transporte coletivo


Por Flávia Barros Publicado 25/06/2024 às 13h38
GODINHOS tarifa zero antonina
O Tarifa Zero de Antonina foi anunciado em vídeo publicado pelo prefeito Zé Paulo, no mês passado. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Depois de Paranaguá, Matinhos e Morretes, o município de Antonina implementou a catraca livre no transporte coletivo. Em vigor desde a última segunda-feira (17), o Tarifa Zero de Antonina foi anunciado pelo prefeito José Paulo Vieira Azim (PSD), em suas redes sociais, em 22 de maio, quando o chefe do Executivo Municipal postou um vídeo. Na publicação, Zé Paulo, como é conhecido, aparece acompanhado pela vice-prefeita, Rozane Osaki (PSD) e pelos vereadores que apoiam a gestão.

Finalmente, buscando recursos no governo do estado, no governo federal, nós conseguimos equilibrar nossas contas. E, através desse equilíbrio, podemos colocar projetos que são importantes e vão ajudar na vida das pessoas, da nossa comunidade. E um desses projetos é o Tarifa Zero”, diz o prefeito.


Ampliação de horários


Em fevereiro deste ano, o JB Litoral foi procurado por moradores de Antonina, que reclamavam da ausência do transporte coletivo aos finais de semana e abordou o assunto em uma reportagem. Segundo a prefeitura, além da gratuidade das tarifas à população, tanto nos trechos urbanos quanto nos rurais, as linhas também passam a atender todos os dias e em pontos que não eram contemplados, até então.

Foram elaborados vários estudos e foi verificado que a nossa prefeitura de Antonina tem condição de bancar essa Tarifa Zero. E outra novidade é que o ônibus também fará o último ponto lá no km 5 e haverá novos horários para a Zona Rural. Ainda teremos horários no sábado e no domingo para a Zona Rural e outros horários aqui dentro da cidade”, detalha a vice-prefeita, Rozane Osaki.


Mesma empresa


O projeto de lei do Executivo Municipal 037/2024, que instituiu o Tarifa Zero, possibilitou a alteração do contrato já vigente desde março de 2022 e válido até março de 2042. O contrato de concessão do transporte público com a Godinho’s Transporte e Logística Ltda, com validade de 20 anos, é proveniente da licitação 084/2021, cujo valor líquido é de R$ 7,5 milhões. O texto original estipulava o valor da passagem em R$ 5, cifra que era cobrada aos passageiros, acrescido de subsídios da prefeitura.

O PL foi aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Zé Paulo no dia 5 de junho.


Região campeã em Tarifa Zero


Com a aprovação, Antonina passa a ser a quarta cidade do Litoral onde o transporte coletivo é gratuito, tornando a região a que mais tem Tarifa Zero no Estado.

Segundo dados divulgados pelo governo federal, no final do ano passado, o Paraná era o terceiro estado com maior número de municípios com tarifa zero: 11, à época, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

Não foi divulgado quanto a catraca livre custará aos cofres municipais de Antonina.

ANTONINA TERÁ TARIFA ZERO NO TRANSPORTE COLETIVO!

Publicado por Zé Paulo Antonina em Quarta-feira, 22 de maio de 2024

Guaraqueçaba não tem mais Tarifa Zero

Vale destacar que, até maio deste ano, Guaraqueçaba também oferecia a Tarifa Zero aos seus moradores através de um ônibus próprio do Município. No entanto, devido à falta de pavimentação e às más condições da estrada, o veículo sofria danos diários, resultando na paralisação do serviço sempre que a manutenção era necessária.

Diante dessa situação, no mês passado, a empresa Viação Graciosa retomou a operação da linha de transporte público na cidade. A operação oferece horários e rotas de segunda a sexta-feira, atendendo tanto a sede do município quanto a área rural, além de realizar trajetos para Antonina.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *