Antonina exalta a tradição e o legado cultural da cidade nas comemorações pelos 228 anos


Por Flávia Barros

Nem a chuva que caiu na noite de sexta-feira (7), nem os ventos fortes que atingiram a região no sábado (8), com a passagem de um ciclone extratropical, foram suficientes para abalar a animação dos antoninenses e visitantes durante as comemorações pelos 228 anos de emancipação política da cidade.

O evento foi acompanhado pela população, autoridades locais e convidados. Foto: Prefeitura de Antonina
1/8 O evento foi acompanhado pela população, autoridades locais e convidados. Foto: Prefeitura de Antonina
2/8 Alunos da rede municipal de ensino representaram a história de Antonina durante o desfile cívico que abriu as comemorações. Foto: Prefeitura de Antonina
3/8 O público comemorou o aniversário da cidade e acompanhou as apresentações realizadas em todos os dias de festa, no palco montado na Rua Carlos Gomes da Costa. Foto: Divulgação
4/8 O público comemorou o aniversário da cidade e acompanhou as apresentações realizadas em todos os dias de festa, no palco montado na Rua Carlos Gomes da Costa. Foto: Divulgação
5/8
6/8 A festa também contou com o show de uma atração nacional, a dupla Jads & Jadson se apresentou no palco montado no centro de Antonina. Foto: Divulgação
7/8 Theatro Municipal de Antonina também entrou no circuito dos 228 anos e recebeu a apresentação da Banda Jr., de São José dos Pinhais. Foto: Prefeitura de Antonina
8/8 O desfile realizado na Avenida Dr. Carlos Gomes da Costa também contou com apresentação da Filarmônica Antoninense. Foto: Prefeitura de Antonina

Os festejos foram abertos na quinta-feira (6), data do aniversário do município, com o desfile cívico realizado na Avenida Dr. Carlos Gomes da Costa. O evento reuniu centenas de moradores que foram ao centro prestigiar a apresentação, que contou com a participação da Filarmônica Antoninense.

Os pontos turísticos, as lendas, os espaços culturais e os marcos históricos que fazem parte da identidade da cidade capelista foram representados por alunos das escolas da rede municipal de ensino.

Na rua, no Theatro e na praça

As comemorações tomaram conta da cidade. Na Praça Coronel Macedo a população contou com uma Praça de Alimentação onde encontrou os sabores da culinária antoninense e regional. No mesmo espaço, barracas foram montadas para que artesãos e produtores agrícolas pudessem vender seus produtos, valorizando a produção local.

Nossa cidade se encheu de aromas e sabores que vêm direto da terra. Pães caseiros, doces artesanais, bolachinhas, bolos, a tradicional farinha de Antonina. Cada produto carrega a história e o trabalho das famílias que fazem a agricultura florescer no nosso município”, disse a prefeita Rozane Osaki (PSD).

O Theatro Municipal de Antonina, palco da história da cidade, viveu uma noite inesquecível na sexta-feira, com a apresentação da Banda Jr., de São José dos Pinhais, que encantou o público e lotou o teatro. Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem aos ex-integrantes da Filarmônica Antoninense, simbolizando o encontro de gerações musicais e o legado cultural de Antonina.

Já no palco montado na Rua Carlos Gomes da Costa, os shows musicais aconteceram em todos os dias da festa, que se encerrou no domingo (9). Entre os destaques estão as apresentações de William e Renan, na noite de sexta, e da dupla de expressão nacional Jads & Jadson, que lotou o espaço já acostumado a ser palco do carnaval antoninense, na noite de sábado.

Balanço positivo para a população e a economia

A prefeita Rozane Osaki avaliou a primeira festa de aniversário da cidade sob a atual gestão. “Nossa Antonina ficou cheia, viva, pulsando cultura, música e alegria. Cada rua movimentada, cada família reunida na festa, cada sorriso encontrado, tudo isso fortalece ainda mais o sentimento de pertencimento que temos pela nossa terra”, comemorou Rozane.

Para a chefe do Executivo Municipal, além do saldo positivo para os moradores, a economia também agradece a realização do evento, que atraiu visitantes.

Nossos comércios locais foram impulsionados com a presença de tanta gente. É desenvolvimento acontecendo na prática, é renda girando, é a nossa economia sendo valorizada. Obrigada a todos que participaram, prestigiaram e contribuíram para essa festa tão bonita. Seguimos juntos, construindo uma Antonina cada vez mais viva, acolhedora e cheia de orgulho da sua própria história”, completou a prefeita.

De acordo com a Prefeitura, a festa atraiu mais de 20 mil pessoas, sendo 3 mil na quinta-feira e outras 3 mil na sexta-feira; um público de 15 mil pessoas no sábado; e cerca de 300 pessoas na programação de domingo, que contou com atrações voltadas ao público infantil.

Sair da versão mobile