Apesar do coronavírus, casos de dengue preocupam Paranaguá – já são 81 confirmados


Por Luiza Rampelotti

Além da preocupação com o aumento nos casos do novo coronavírus (Covid-19) que, até esta terça-feira (31), tinha infectado 185 pessoas no Paraná, resultando em três mortes, o Estado também lida com os altos registros de uma doença já conhecida pelos parnanguaras, a dengue.

Até o dia 31 de março, o litoral do Paraná registrava 100 casos confirmados, sendo Paranaguá a cidade com mais infectados: 81, seguida de Pontal do Paraná (12), Guaratuba (3), Matinhos (2) e Morretes com um.

Também foram confirmadas 69 mortes pela doença no Paraná desde agosto de 2019. Somente nesta semana foram 12 óbitos e 11.245 novos casos. As informações constam no boletim da dengue, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), no dia 31. O documento mostra que, em todo Estado, já são 87.900 casos confirmados, com um acréscimo de 14,67% em relação à semana anterior.

Embora a cidade não se encontre em situação de epidemia, Paranaguá tem risco alto para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, devido à condição climática favorável. Por isso, a SESA chama a atenção para a intensificação de medidas de controle necessárias, a fim de eliminar os criadouros do mosquito.

Apesar de ser muito menos letal do que o coronavírus, a doença já ocasionou muito sofrimento aos brasileiros e, especialmente, aos parnanguaras. No verão de 2015/2016, a cidade sofreu uma epidemia que infectou 16.392 pessoas e matou 36.

Atualmente, com a pandemia do Covid-19, as autoridades de saúde estão pressionadas e unindo esforços para conter sua disseminação. Porém, é importante destacar que, além das autoridades, a população faça sua parte, também, contra a dengue.

“A população precisa se responsabilizar pela sua residência, cuidando do seu pátio, pelo menos, uma vez por semana”, alerta o biólogo da 1ª Regional de Saúde do Litoral, Pedro Cervo Calderaro. Os principais cuidados são: tratar e vedar bem as caixas d’água, eliminar pequenos recipientes que possam acumular água, manter a piscina sempre tratada ou coberta com lona, tampar os ralos pluviais com tela milimetrada, abrigar pneus em locais protegidos da chuva, manter as calhas limpas, entre outros.

Sair da versão mobile