Aprimoramento do serviço público e auditoria financeira entram em pauta em Matinhos


Por Redação
prefeitura de matinhos, matinhos

A prefeitura de Matinhos busca viabilizar novas rotinas de transparência e de controle de gastos na prestação de serviço público.Foto/Rafael Pinheiro/JB Litoral

prefeitura de matinhos, matinhos

Por Brayan Valêncio

Buscando responder às demandas da sociedade, sobre transparência e eficiência do setor público, a prefeitura de Matinhos iniciou, na semana passada, uma série de ações que visam trazer novas metodologias e ferramentas voltadas à gestão do município.

O primeiro ato, envolvendo as novidades, foi um encontro entre o prefeito José Carlos do Espírito Santo (PODEMOS), o Zé da Ecler, com o advogado Caio Alexandro Lopes Kaiel, proprietário da empresa Pleno Brasil. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito e teve como foco a apresentação de propostas sobre o aprimoramento do servidor público e a transparência no controle interno, além de obter embasamento jurídico para orientar uma auditoria, que deve ser realizada no executivo municipal, com foco nas contas públicas. “Como o trabalho deve ser conduzido pela própria gestão pública, os servidores devem passar por essa capacitação. Dessa forma, eles irão obter todo o conhecimento necessário para acompanhar o processo. A auditoria será feita por meio de processo eletrônico e aberta para o acompanhamento de todos os interessados”, explica a assessoria da prefeitura de Matinhos.

Novas rotinas devem ser implantadas

De acordo com a gestão municipal, a ideia de capacitar e acompanhar os servidores surge junto com a elaboração de um plano de comunicação e de rotinas, identificação de novas normas e processos, além de um código de ética e de conduta; desenvolvimento de metodologias específicas; e canais de comunicação interna e denúncias. “O objetivo é buscar uma ferramenta para contribuir com todo o trabalho de auditoria. É essencial que os servidores obtenham conhecimento para participar e conduzir as atividades. A busca também é por uma mudança de cultura na forma de administrar a coisa pública”, avalia a prefeitura.

Em nota, Caio Lopes Kaiel, o advogado responsável por apresentar as propostas para o município, avalia que “A administração municipal precisa ser organizada e funcionar plenamente. E para isso acontecer, o controle interno tem papel fundamental, tornando-se, assim, uma ferramenta gerencial. A meta é garantir transparência, integridade e capacidade de resposta na prestação de contas”, explica.

Para a prefeitura, esse encontro com Caio foi importante para buscar uma “gestão inteligente”, já que o entendimento dos administradores municipais é de que “é sempre necessário buscar ferramentas para que esses servidores possam se capacitar e se qualificar. Só assim eles poderão prestar seus serviços da melhor forma possível”.

O primeiro encontro dos gestores municipais ocorreu com o advogado Caio Alexandro Lopes Kaiel, proprietário da empresa Pleno Brasil / Foto/Prefeitura de Matinhos


Auditoria é o próximo passo

Buscando informar os moradores do município sobre a questão financeira e divulgar o balanço de gastos do erário, o Pleno Brasil surge como uma ferramenta de auxílio na prestação de serviços à esfera pública, principalmente na busca pelo que ocorrerá após a auditoria, que é a “tentativa de mudança de cultura” nas atividades governamentais.

De acordo com o prefeito, Zé da Ecler, em nota pública, “O objetivo é saber, e informar aos moradores de Matinhos, onde é gasto cada centavo pela administração municipal”.

Nessa primeira reunião, estiveram presentes os secretários de Administração, Horácio Monteschio; de Controle Interno, Antônio Carlos Leite de Oliveira; de Finanças, Roberto Pires; de Planejamento, Joílson Vaz da Silva; e de Obras, João Gaúcho; também participaram o chefe de gabinete do prefeito, Carlos Valderi; e o diretor-jurídico da Procuradoria municipal, Leandro Neckel do Nascimento.

Sair da versão mobile