Aqua Nave leva o público a uma aventura de conscientização ambiental durante a Semana do Meio Ambiente de Paranaguá


Por Luiza Rampelotti
IMG_8767
Com o uso de óculos de realidade virtual, os visitantes embarcam em uma viagem virtual sobrevoando um rio, abordando temas como consumo consciente de água, destinação correta do esgoto, reciclagem e preservação ambiental. Foto: Juan Lima/JB Litoral

A 17ª Semana do Meio Ambiente de Paranaguá, que acontece de terça (11) a sábado (15), na Arena Albertina Salmon, transforma a cidade em um palco de conscientização ambiental com foco em “Arborização e Compostagem: trilhando uma nova paisagem”. O evento, que espera receber cerca de 5 mil pessoas, traz atividades gratuitas para todas as idades e, este ano, aposta em uma experiência inovadora de realidade virtual para aproximar o público da importância do saneamento básico e da preservação ambiental.

A grande novidade da edição é a Aqua Nave, um ônibus da Paranaguá Saneamento transformado em uma nave espacial. Com o uso de óculos de realidade virtual, os visitantes embarcam em uma viagem virtual sobrevoando um rio, abordando temas como consumo consciente de água, destinação correta do esgoto, reciclagem e preservação ambiental. A experiência interativa e lúdica visa despertar a atenção para os perigos do acúmulo de água parada e do descarte inadequado de resíduos.

A Aqua Nave é uma maneira criativa e inovadora de abordar a importância da água e dos cuidados com o meio ambiente”, explica Wagner Souza, diretor geral da Paranaguá Saneamento. “Queremos proporcionar às crianças uma experiência diferente e mostrar que a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são bandeiras importantes para nós”, completa.

Queremos proporcionar às crianças uma experiência diferente e mostrar que a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são bandeiras importantes para nós”, diz o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza. Foto: Juan Lima/JB Litoral

Com capacidade para 500 pessoas por dia, a atração é gratuita e está localizada em frente à Arena Albertina Salmon. A experiência, que dura cerca de 12 minutos, é acessível a todos, com elevador para cadeirantes, audiodescrição e tradução em libras.

Quem esteve presente na Aqua Nave foi o prefeito Marcelo Roque (PSD). “É uma atividade muito interessante. A educação ambiental promovida por meio dessa interação lúdica, que aborda a importância dos cuidados com a água e o saneamento básico, é extremamente proveitosa para nossas crianças. Durante a Semana do Meio Ambiente, elas estarão aqui diariamente. As crianças são o futuro do nosso país e precisamos educá-las para a consciência ambiental”, disse.

Semana do Meio Ambiente

A experiência da Aqua Nave é especialmente interessante para crianças a partir de 9 anos, que podem se envolver mais profundamente com a viagem virtual e as informações apresentadas. O público é dividido em grupos de no máximo 15 pessoas e cada visita tem duração de 12 minutos, garantindo uma experiência individualizada e mais completa.

A Semana do Meio Ambiente, que se tornou um evento tradicional na cidade, reúne cerca de 37 empresas em 50 estandes, atraindo principalmente crianças e jovens que têm a oportunidade de aprender e se divertir com atividades e informações sobre a importância da sustentabilidade.

Com capacidade para 500 pessoas por dia, a atração é gratuita e está localizada em frente à Arena Albertina Salmon. Foto: Juan Lima/JB Litoral

Além da Aqua Nave, a programação da Semana do Meio Ambiente oferece uma série de atividades, como palestras, stands de empresas e órgãos governamentais, e atividades educativas para crianças e jovens. O objetivo principal é promover a conscientização ambiental e incentivar a adoção de práticas sustentáveis.

Sair da versão mobile