Fonte: Prefeitura de Paranaguá
Além do Hospital de Campanha, que atende pacientes com sintomas mais graves da Covid-19, em Paranaguá, a Arena Albertina Salmon voltará a ter funcionamento 24 horas, a partir de segunda-feira (5), inclusive nos fins de semana e feriados.
Neste momento delicado da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde destacou que haverá a necessidade temporária de remanejar profissionais que atuam nas duas unidades de saúde no horário estendido em Alexandra e Vila Garcia. Durante o dia, as unidades continuarão com seu funcionamento normal.
No período noturno, em casos de urgência ou emergência, o Samu deve ser acionado pelo número 192. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) regulará o paciente para o estabelecimento adequado UPA, Hospital Regional do Litoral ou Hospital de Campanha, conforme o quadro clínico.
“Temos vivido um período atípico, lutando contra esse vírus que tem causado tantas mortes em todo o mundo. Esta situação atual requer uma atenção especial da Saúde para evitarmos agravamentos e óbitos por consequência dessa doença”, reforça a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.
A baixa de funcionários em decorrência da doença é uma realidade no Brasil e Paranaguá também tem sentido essa consequência da Covid-19. “Estamos nos adaptando e buscando o melhor atendimento aos cidadãos neste momento delicado da pandemia. Precisamos da colaboração de todos na prevenção, mantendo o distanciamento social, utilizando máscaras e reforçando a higienização em especial das mãos”, enfatiza a secretária.
Atendimentos
Para atendimento de urgência e emergência pelo município, os cidadãos contam com unidade de saúde 24h na Ilha dos Valadares e com a UPA.
Para casos de Covid-19, o Hospital de Campanha e a Arena Albertina Salmon estão à disposição dos munícipes. Para situações sem agravo clínico, acompanhamento médico, consultas, pré-natal, entre outros serviços, as unidades básicas de saúde estão atendendo conforme seus cronogramas já definidos.
A UPA deve ser procurada apenas em casos de urgência ou emergência preferencialmente com regulação do SAMU que pode ser acionado pelo número 192.