Ele tem apenas 17 anos, mas uma lista de conquistas digna dos oito anos dedicados ao bodyboard. Nesse domingo (28), Roger Fusculin, atleta pontalense, foi vice-campeão da 1ª Etapa do Campeonato Mundial de Bodyboarding, na categoria Pró-Junior. A disputa foi realizada nas ondas de Antofagasta, no Chile. Roger conversou com o JB Litoral antes e após a prova, pois na última sexta-feira (26), ele não participou da inauguração da primeira Escola de Surf e Bodyboard, no balneário Ipanema, justamente por já estar no país sulamericano.
Nesta segunda-feira (29), entre uma conexão e outra, nos voos que o trazem de volta para casa, ele comemorou. “Incrível, fiquei muito feliz mesmo com meu desempenho nessa etapa, principalmente por ser a primeira vez. Graças a Deus deu tudo certo e consegui avançar até a final da minha categoria Pro-Júnior, ficando em 2° lugar, sendo vice-campeão mundial, feliz de representar meu país e minha cidade Pontal do Paraná”, disse Roger.
“Sou muito grato por tudo que Deus está proporcionando na minha vida e também muito agradecido por todos meus patrocinadores que me ajudaram a realizar esse sonho de competir uma etapa do Mundial, agradeço muito a @patrimonial.telecom e o @urutu_clubedetiro por toda ajuda nesta viagem e também a prefeitura de Pontal do Paraná por me disponibilizar o auxílio atleta”, finalizou Roger.
A final
Foi uma disputa intensa e acirrada na final da categoria Pró-Junior, na qual Roger Fusculin enfrentou o peruano Micheel Yancee. No início da bateria Roger aproveitou bem as ondas conseguindo realizar manobras e sair à frente na pontuação. Manteve a liderança até metade da prova, quando Yancee conseguiu uma nota 8.0 em uma direita improvável.
“Roger representou a nossa cidade com força e dedicação perante o mundo. No final, foi cumprimentar o peruano pela vitória, dando exemplo de humildade. O esporte é isso, agora é treinar para as próximas taças, que com certeza virão”, se posicionou a prefeitura de Pontal do Paraná, no final da tarde desta segunda.
Próximas competições
A próxima competição que Fusculin vai disputar é o Campeonato Brasileiro, no Espírito Santo, entre os dias 15 e 18 de junho.
As etapas seguintes do Mundial de Bodyboarding acontecerão nas seguintes localidades:
– Oahu no Hawaii, entre os dias 24 e 25 de junho.
– Kauai no Hawaii, entre os dias 20 e 23 de julho.
– Ilhas Maldivas, entre os dias 03 e 12 de agosto.
– La Salie na França, entre os dias 23 e 25 também de agosto.
– Sintra em Portugal, entre os dias 06 e 10 de setembro.
– Walker Bay na África do Sul, entre os dias 15 e 25 de setembro.
– Agadir no Marrocos, entre os dias 29/09 e 08 de outubro.
E a grande final será nas Ilhas Canárias, na Espanha, entre os dias 12 e 27 de outubro.
Roger participa do programa “Auxílio Atleta” da Prefeitura de Pontal do Paraná e compete neste esporte desde os nove anos. Veja os títulos já conquistados por ele:
– Atual Vice-Campeão Pró-Junior da 1º Etapa do Mundial de Bodyboarding 2023.
– Atual Vice-Campeão Brasileiro de 2022 na categoria Sub-18.
– Vice-Campeão Brasileiro de 2021 na categoria Sub-18.
– Campeão Sul Brasileiro 2022.
– Atual Tri-Campeão Catarinense 2020/2021/2022 na categoria Open.
– Atual Vice-Campeão Paranaense 2021 na Categoria Mirim.
– Campeão do Kpaloa em 2019 na categoria OPEN (Campeonato Brasileiro de Bodyboarding).
– 4º Lugar no Circuito Brasileiro 2019 na Categoria Mirim (até 15 anos).
– Em 2018 se classificou na Categoria Mirim e ocupou o 3º lugar no Campeonato Paranaense o mais disputado pelos surfistas.
– Campeão Paranaense em Pontal do Paraná em 2017, Categoria Grommet’s (atletas até 12 anos).