Com apoio da prefeitura paratletas realizam treinamentos em Paranaguá


Por Redação Publicado 22/06/2021 às 16h26 Atualizado 16/02/2024 às 05h54

Paranaguá vem investindo constantemente na busca por novos talentos através da oferta de aulas gratuitas em várias categorias paralímpicas. Os treinamentos que passam pelo salto à distância, corrida, arremesso de peso, lançamento de dardo e paraciclismo acontecem no Aeroparque todas as terças, quintas e sextas-feiras a partir das 8h45 da manhã.

As aulas focam em pessoas acima de 14 anos interessadas em apresentar altos níveis de rendimento, com o objetivo de obter grandes resultados esportivos em âmbito municipal, estadual, nacional e até mesmo internacional. Como é o caso do parnanguara Vinicius Cabral, campeão de petra, também chamada de “frame running”, no Mundial de Jovens de Paratletismo 2019, realizado na Suíça.

“Os resultados dos atletas da Associação Paraolímpica de Paranaguá já rendem lugares no pódio. Além de termos ótimos nomes atuantes em várias competições, também presenciei a profissionalização deles a partir das bolsas do Programa da Lei de incentivo ao Esporte da Prefeitura de Paranaguá e outros projetos de incentivo”, lembra a técnica desportiva, Silmara França.

Criada em 2009, petra é o nome dado à bicicleta que garante o suporte necessário aos seus praticantes durante a corrida. Mas antes de se apaixonar pela petra, Vinicius tentou outras modalidades paralímpicas até encontrar o esporte voltado às pessoas com paralisia cerebral. Hoje, o para-atleta disputa seus títulos na categoria RR3 e a modalidade conta com mais duas classes funcionais, a RR1 e RR2.

Para o secretário de Esportes, Helton Ambrósio, os atletas dão orgulho a Paranaguá, “é gratificante ver nossos jovens construindo seu legado, carregando nossa cidade no peito com tanto amor. Me enche de orgulho vê-los disputando com tanta garra e determinação”.

Outro para-atleta de destaque é o paranaense Marcelo dos Santos, praticante da bocha paralímpica, dono da medalha de prata no mundial realizado no Rio de Janeiro. O representante da Associação Paralímpica de Paranaguá (APP) irá disputar o esporte de precisão no mundial em Tóquio, marcado para acontecer de 24 de agosto a 5 de setembro.

A cada edição dos Jogos Paralímpicos, o número de brasileiros medalhistas olímpicos aumenta. Do mesmo modo, discussões sobre acessibilidade também ganham outros espaços. “O esporte abre ótimas possibilidades para trazer a inclusão, o que será importante na formação do ser humano. A oportunidade de oferecer estes treinamentos cria um caminho de infinitas possibilidades para as crianças, jovens e adultos”, finaliza Silmara França.

Mais informações sobre as modalidades ofertadas e processos de inscrição, podem ser adquiridas através do número (41) 99823-1139.