Em uma ação que uniu saúde e educação, estudantes da Rede Municipal de Ensino de Antonina receberam, no último dia 15, durante evento no Armazém Macedo, óculos do programa Bons Olhos Paraná. De acordo com a Prefeitura de Antonina, a iniciativa já garantiu a saúde ocular de 107 crianças do município, fortalecendo o aprendizado e a inclusão escolar.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Rogério Carboni, que foi recebido pela prefeita de Antonina, Rozane Osaki (PSD), por secretários municipais e vereadores. Durante a cerimônia, foi ressaltada a importância do programa, que oferece gratuitamente os exames e os óculos para os alunos que apresentaram necessidade de correção visual.
“Ver bem é aprender melhor. Esse programa representa um grande avanço na busca por mais igualdade dentro das nossas salas de aula”, destacou a prefeita Rozane. Segundo ela, com o Bons Olhos, Antonina reafirma seu compromisso com o cuidado, a educação e o futuro das crianças, promovendo mais oportunidades, qualidade de vida e desenvolvimento.
Como funciona o Programa
O Bons Olhos Paraná é uma ação do Governo do Estado em parceria com os municípios. Crianças e adolescentes de Antonina começaram a receber atendimento e fazer exames em abril deste ano, na Escola Estadual Maria Arminda.
Na primeira fase do atendimento, os estudantes passam por credenciamento e triagem. Após a avaliação inicial, aqueles que apresentarem problemas na visão são atendidos em consultórios especializados instalados em uma carreta e um ônibus que percorrem o Paraná, conforme informou o Executivo Estadual.
O investimento previsto no início do programa foi de R$ 5,5 milhões. Além dos exames, a previsão é distribuir mais de 10 mil óculos em todo o Estado, com direito à escolha. “Crianças e adolescentes podem escolher entre uma série de modelos e cores de armações disponíveis”, destacou o Governo.
Entre os exames estão testes ortópticos, retinografia colorida binocular, biomicroscopia de fundo de olho e mapeamento de retina. Posteriormente, alunos diagnosticados com problemas oftalmológicos recebem os óculos de grau com lentes antirreflexo e armações em acetato.
Odonto Móvel leva saúde bucal para áreas afastadas
Um outro programa que vem reforçando a Saúde em Antonina, este desenvolvido pela Prefeitura, é o Odonto Móvel. Com foco na saúde bucal de moradores das regiões mais afastadas do centro, a Secretaria Municipal de Saúde leva o veículo equipado para atendimentos odontológicos, contemplando as comunidades do Rio do Nunes, Cedro, Bairro Alto, Rio pequeno e comunidade indígena.
“O Odonto Móvel é utilizado na área rural de Antonina, onde é feito o atendimento dos pacientes e também conseguimos levar o veículo para fazer ações especiais. Hoje, pode ser realizado por dentistas que desejam fazer alguma ação, mas sempre na área rural da cidade. O Odonto Móvel conta com um motorista, um auxiliar e um dentista”, explicou a Secretaria de Saúde.
O veículo vai com a equipe até as casas para atender às pessoas que não conseguem se deslocar até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou ao hospital da cidade.
O veículo foi adquirido em 2024, com recursos da Prefeitura de Antonina, equipado com cadeira, autoclave (máquina para esterilizar materiais e equipamentos utilizados no atendimento), geladeira e ar-condicionado.