Câmara de Matinhos aprova e define CPI da Rachadinha contra vereador Dr. Gerson


Por MDC Publicado 07/06/2021 às 23h05 Atualizado 16/02/2024 às 04h38

Alvo da polêmica de repercussão estadual na imprensa, o vereador Gerson da Silva Júnior, o Dr. Gerson Júnior (PL), será investigado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), aprovada e definida nesta segunda-feira (07) na Câmara Municipal de Matinhos.

Um requerimento assinado pelos vereadores Mário Braga (Podemos), Nivea Gurski (PSD), Rodrigo Gregório (PODE), Elton Lima (PSC) e Lucas Pesco (PSC) foi aprovado na sessão realizada, hoje, a partir das 15 horas e teve definida sua composição, por meio de sorteio, respeitando a representatividade partidária.

Após a votação foi feita apenas uma mudança a troca entre os três parlamentares que irão compor a CPI da Rachadinha, que foi a troca do vereador Rodrigo Gregório (Pode) por Miltinho Ribeiro (Pode), que ficou como presidente, tendo como relator Lucas Pesco (PSC) e o membro, Leozeu Campos (PSL).

Eles terão 90 dias para apurar a suposta concussão cometida pelo vereador Dr. Gerson Junior e a CPI usará todo material divulgado pela imprensa e redes sociais na semana passada.

Vale lembra que o vereador foi acusado no dia 28 de maio, por Thalia de Fatima Burdzinski, ex-funcionária de seu gabinete de assédio sexual e concussão (popularmente conhecida como Rachadinha).

O boletim de ocorrência relatando o caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Matinhos, sob a responsabilidade da delegada Sâmia Cristina Coser.

Sobrinha de ex-assessor de Gerson

Como presidente da Câmara dos Vereadores de Matinhos, na legislatura anterior, Gerson tinha como chefe de gabinete Claudio Amarante, tio de Thalia. Segundo o vereador acusado, a estudante já trabalhou na Câmara, com o Jair Borba Rosa (PL), reeleito em 2020, mas o tio recomendou que ela fosse trabalhar com Gerson.

O boletim de ocorrência aponta que a denunciante foi acompanhada da advogada Cristiane Ferreira da Maia Cruz. A assessora jurídica foi procuradora na gestão de Eduardo Dalmora (PL), prefeito de 2013 a 2016, e candidato derrotado na última eleição, ficando em 2º lugar na corrida ao Executivo municipal.