Campanha de arrecadação de tampinhas que se reverterá em fraldas para idosos atinge 60% da meta


Por Publicado 08/06/2021 às 10h06 Atualizado 16/02/2024 às 04h37

Por Brayan Valêncio

A campanha Tampinha do Bem do Lar dos Idosos Perseverança, em Paranaguá, atingiu 60% da meta idealizada pelos organizadores em três meses de ação. O foco da atividade é arrecadar tampinhas plásticas dos mais variados objetos, como garrafa pet, tampa de margarina e produtos de limpeza para trocar o quantitativo por dinheiro, que será revertido em fraldas para moradores do lar.

Até o início de junho, já haviam sido coletados 600 quilos de material, sendo que o número estipulado é de uma tonelada de tampinhas. Tal resultado em pouco tempo, significa que a arrecadação já passou da metade do desejado e que provavelmente até o início do segundo semestre o objetivo total será atingido. Assim que a meta for batida, as tampas serão vendidas a uma empresa de reciclagem, e então com o valor recebido, a aquisição das fraldas ocorrerá. 

Segundo Luiz Gustavo, idealizador da campanha, uma das principais necessidades do Lar Perseveração são fraldas, já que é consumido 200 unidades diariamente, o que resulta em até 6.000 fraldas por mês.

Com a alta do preço das fraldas descartáveis nos últimos tempos, manter o custo tornou- se “completamente inviável para nossa instituição”, diz. “Dependemos muito do apoio da comunidade com as doações, sejam auxílio nas fraldas tamanho G e EXG ou na doação de tampinhas”, explica Luiz, que também ressalta o valor social da ação, já que envolve toda a questão da reciclagem de materiais, e que de alguma forma acaba contribuindo tanto para o meio ambiente, quanto para as necessidades da instituição.

A meta da ação é juntar uma tonelada de tampas dos mais variados produtos. Até o começo do mês já foram arrecadados 60% do objeto. Imagem: Divulgação.

Em mensagem pública, o Lar Perseverança pede para que a comunidade participe da ação. “Queremos reforçar o pedido a população para que se unam nesta campanha, separando as tampinhas e trazendo até a instituição, já que temos um recipiente de coleta no portão. Contamos com o apoio de todos e também com a divulgação a amigos e familiares nesse projeto que é simples, mas que nos ajudará muito”, explica o informativo.

Os interessados em colaborar, podem levar as tampas até o local, que fica na Rua José Gomes, esquina com expedicionários, 782. Apesar da meta estipulada, a campanha será permanente devido a necessidade rotineira de obter fraldas para os moradores.

Entre os 67 idosos acolhidos na instituição, existem homens e mulheres vindos de diversos municípios do litoral devido ao conforto que o lar oferece e por isso é tão importante o apoio coletivo em ações como a iniciativa que visa garantir fraldas, ressalta Luiz Gustavo. “A campanha Tampinha do Bem vem com o objetivo de coletar tampas plásticas, utilizando esses objetos que iriam ser jogados fora e transformando-os em fraldas para nossos idosos. Todos os tipos de tampinhas plásticas estão valendo, cada tampinha conta para chegarmos no objetivo final”, destaca o idealizador do projeto.