Desde março de 2020, a pandemia da Covid-19 mudou a rotina das pessoas. Este ano não está sendo diferente, uma das primeiras alterações provocadas pela doença foi em relação ao feriado de Carnaval.
Em Paranaguá, os foliões já começam a sentir as mudanças neste domingo (7), pois, tradicionalmente, o Banho de Mar à Fantasia, evento que abre o Carnaval no litoral paranaense não ocorrerá neste ano. Tradicionalmente, ele acontece no final de semana que antecede o feriado.
Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, os governos estadual e municipal decretaram o cancelamento das festas, bailes e, também, do ponto facultativo.
Banho de Mar à Fantasia
Ano passado, 11 blocos e milhares de foliões foram para as ruas se divertir no 71º Banho de Mar à Fantasia, festa que integra o Calendário de Eventos do Município.
De acordo com a família Moura, o evento surgiu com o carnavalesco Antônio Dias Moura, fundador da Escola de Samba Junqueira, que em uma das festas de pré-carnaval, pulou no Rio Itiberê ainda com a fantasia.
A filha do falecido Antônio, Cristiana Beatriz Moura, que participa da organização, informou ao JB Litoral que esta é a segunda vez, em cinco anos, que o Banho foi cancelado. “Em 2016 houve o primeiro cancelamento por causa da epidemia da dengue. Nesse ano não poderia ser diferente, pois estamos vivendo um momento muito difícil. É questão de saúde pública“.
Ela ressaltou ainda que é muito difícil quebrar a tradição. “Sabemos da tradição e do quanto os blocos e foliões esperam por esse momento, quero até pedir desculpas, mas tenho certeza que foi tomada a decisão certa”, finalizou.