Circuito Caiçara oferece lanço de tainhas, nascer do sol e interação com a cultura local em Pontal do Paraná no domingo (30)


Por Flávia Barros
FOTO-1-37
Circuito Caiçara terá percurso de 10 km. Boa parte do trajeto é à beira-mar. Foto: Reprodução

Com vista para um dos cenários mais encantadores do Litoral, o Circuito Caiçara oferecerá a oportunidade de apreciar o nascer do sol e participar das puxadas de rede durante a pesca da tainha, na praia de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná. O evento acontece no próximo domingo (30), a partir das 6h.

Para quem ainda não conhece, o Circuito Caiçara integra o projeto Caminhadas na Natureza, com inscrição gratuita, e será realizado em um percurso de 10 quilômetros, passando por trilhas com trechos de praia, restinga e mangue. A saída ocorre no Canto das Pedras, com vista para a Ilha do Mel.

De acordo com a secretária de Turismo de Pontal do Paraná, Luciana Costa, a edição deste ano terá a novidade de dividir a caminhada em grupos, para dar a chance àqueles que não costumam “madrugar” de também participarem. “A edição de 2024 oferece uma atração a mais: a primeira largada foi antecipada e quem estiver presente às 7h poderá assistir ao nascer do sol, um espetáculo à parte que nos presenteia com belíssimas paisagens no início do percurso. Além deste horário, dois outros grupos partirão com o acompanhamento de condutores locais, às 7h30 e 8h da manhã”, diz a secretária ao JB Litoral.

Culinária tradicional

Luciana também explica que, como a concentração ocorrerá bem cedo, a partir das 6h, e o Circuito também contempla paradas para refeições e interações com as comunidades locais, estabelecimentos se prepararam para fornecer o melhor da culinária caiçara aos participantes. “No ponto de partida, teremos o tradicional Café Caiçara e alguns restaurantes locais estão oferecendo promoções para os participantes que optarem por almoçar. A iniciativa é fazer com que o caminhante conheça e interaja com o ambiente e o modo de vida das comunidades tradicionais e contribua com a renda familiar destas famílias através do consumo, compra de pescados e de produtos da agricultura familiar, movimentando a economia local na baixa temporada”, completa.

Trilhas do Circuito Caiçara também incluem trechos de restinga e manguezal. Foto: Reprodução

Expectativa

Nas edições passadas, o Circuito reuniu em torno de 400 participantes, segundo a organização. Mas, para este ano, a expectativa é ainda melhor e foram colocadas 1.000 vagas à disposição de quem quiser desfrutar da aventura caiçara em Pontal do Paraná.

A chef de cozinha Jemima Borba, do restaurante Caiçara da Néia, também conversou com o JB Litoral. Ela representa um dos estabelecimentos que participam do evento e oferecem descontos aos caminhantes.

O Circuito Caiçara tem um significado valioso de duas formas. Uma delas é a possibilidade de os participantes apreciarem nossas belas paisagens, e a segunda é para nós comerciantes, já que nos fortalece na gastronomia, reforçando a nossa cultura, nossa identidade”, afirma Jemima.

Jemima Borba, do restaurante Caiçara da Néia, apoia o evento. Foto: Arquivo pessoal

Mais informações

As inscrições estão abertas até sexta-feira (28), e devem ser feitas on-line no site  https://pontaldoparana.caminhadas.info. Apesar de ter a inscrição gratuita, que dá direito a uma pulseira de identificação para cada inscrito, as refeições ficam por conta de cada caminhante. A organização do evento pede aos participantes que doem 1 kg de alimento não-perecível, que será destinado ao Provopar de Pontal do Paraná.

Para outras informações, os telefones para contato são (41) 93500 7978 ou (41) 3455 9631.

Sair da versão mobile