Colégio Cidália, na Ilha dos Valadares, receberá investimento de R$ 4 milhões


Por Diogo Monteiro Publicado 10/08/2021 às 14h22 Atualizado 16/02/2024 às 09h47

O colégio estadual Cidália Rebello Gomes, localizada na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, irá receber do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), um investimento superior a R$ 4 milhões, para ampliar e melhorar a infraestrutura. Ao todo o Cidália possui mais de 1.500 estudantes que serão beneficiados, por meio de licitação realizada na segunda-feira (9).

Diretora Simone Bozza comemorou a conquista da verba para as obras. Foto: Arquivo Pessoal

Ao JB Litoral a diretora Simone Bozza Hernandes, falou sobre a reforma do colégio e da cobertura da quadra esportiva. “A reforma vem de encontro com todas as necessidades que a comunidade escolar precisa atualmente. Nós somos um colégio que atende 1.547 alunos em três turnos, divididos em 45 turmas, sem uma quadra coberta, sem local adequado para atender os alunos em um evento. Por isso o valor licitado vai nos proporcionar dar mais qualidade no ensino e conforto para que possamos agregar a comunidade nas nossas dependências”, destacou a diretora.

Sobre a atual estrutura, Simone explica que ainda há salas de madeira ativadas construídas e outras desativadas por não terem mais condições de uso. “A partir de agora dentro do novo projeto, essas salas de aula serão substituídas e ampliadas, o que vai impactar diretamente o ensino médio, por conta da demanda de alunos que saem do município e não tinham como ser matriculados no colégio no período da manhã. Com as novas salas poderemos retornar as aulas do ensino médio no período da manhã, mantendo nossos alunos aqui na ilha”, comemorou Simone.

Foto: Arquivo/Colégio Cidália

O colégio conta com uma área de 1.655,91 metros quadrados de construção. O projeto prevê a demolição de edificações existentes para a construção de 12 salas de aula, instalações sanitárias, pátio coberto aberto e cobertura de quadra com passarelas. Além disso, a instituição de ensino passará por adequações de acessibilidade e prevenção de incêndio com instalação de reservatórios para hidrantes.

A partir dessa semana a empresa vencedora da licitação deverá iniciar o processo de homologação, a diretora acredita que, após essa etapa, a obra deverá iniciar a partir do mês de dezembro. “Como a licitação foi ontem nós não temos muitos detalhes sobre a empresa que irá executar a obra, acredito que até o inicio de janeiro, as obras comecem aqui no Cidália. Quero aproveitar e agradecer a todos que se envolveram nesse processo, desde o governo do estado ao secretário de educação, a nossa chefe do Núcleo Regional, Liliana Kffuri, a equipe da Fundepar e ao Deputado Galo que foi muito importante para que o processo se encaminhasse com rapidez”, finalizou a diretora.

Por Diogo Monteiro com informações do Fundepar