Com agenda intensa no Oeste do estado, prefeito de Paranaguá apresenta Tarifa Zero em Foz do Iguaçu
Um projeto que virou exemplo nos quatro cantos do estado. É assim que o Programa Tarifa Zero, que promove a gratuidade do transporte público de Paranaguá há um ano e dois meses, foi tratado em Foz do Iguaçu, oeste do Paraná, onde o prefeito Marcelo Roque (PSD) participou de uma audiência pública, na Câmara Municipal. A reunião realizada na última quarta-feira (31) debateu o transporte público em Foz do Iguaçu e convidou o chefe do Executivo parnanguara a explicar como o Tarifa Zero funciona.
“Ficamos muito felizes em poder dividir com outros municípios um programa tão importante, que impacta positivamente os moradores e visitantes de Paranaguá, com a gratuidade da passagem no transporte público. O ganho para a população foi muito grande. Com um ano de Tarifa Zero, os resultados positivos são visíveis”, disse Marcelo Roque.
Um ano em números
Durante a apresentação, o prefeito fez um balanço sobre como a gratuidade do transporte público impactou no trânsito e nos hábitos dos parnanguaras.
“Houve a redução de 38% em índices de acidentes de trânsito; mais de 200% de aumento na demanda do Restaurante Popular, um impacto que resultou na criação de mais um restaurante na região sul da cidade; mais de 100% em crescimento do consumo no comércio central e um aumento significativo no número de passageiros”, destacou.
Segundo os dados apresentados por Marcelo Roque, em 2022 foram 415 mil giros de catraca a mais que em 2021.
“Eram 285 mil naquele ano e, agora, em 2023, são mais de 700 mil. É um dos principais projetos sociais de Paranaguá. A população pode ir trabalhar, passear, fazer suas compras, ir ao médico, visitar um amigo ou parente de forma totalmente gratuita”, afirmou.
“Você pode colocar mais alimento em sua casa, pois não tem mais o gasto com transporte, então, incentivamos não só Foz do Iguaçu, mas todos os municípios do Paraná a adotarem esse modelo que é o melhor para a população”, finalizou.
Zero tarifa, mais ônibus
Paranaguá não registrava aumento de passagem desde 2017, mantendo o valor de R$ 3,70 até março de 2022, quando o serviço passou a ser totalmente gratuito para a população e, também, para visitantes. O prefeito destacou, ainda, que foi possível aumentar a frota de ônibus para atender a demanda de passageiros, que é acompanhada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Ao contrário do que ocorre na capital do estado, por exemplo. Em Curitiba, o número de passageiros caiu 25% desde 2019. Queda também registrada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), cuja queda do número de usuários do transporte coletivo foi de 28,1% nos últimos sete anos, em média, de acordo com a coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) – órgão responsável pela gestão do transporte público na região. No período, houve aumentos nas passagens de ônibus.
Em Paranaguá, 95% da operação é custeada pelo Município e outros 5% por empresas instaladas na cidade.
Sucesso no transporte, brilho no turismo
Após a apresentação na Câmara de Foz do Iguaçu, Marcelo Roque participou da abertura da 18ª edição do Festival das Cataratas, um dos maiores eventos do turismo nacional, com palestras, oficinas, workshops e rodadas de negócios.
O festival recebeu cerca de 8 mil visitantes e ocorreu até sexta-feira (2).
“Nossa participação coloca, mais uma vez, Paranaguá na posição de Cidade Mãe do Estado. Turismo é geração de emprego e renda. Paranaguá continua no caminho do desenvolvimento com obras e investimentos no setor. Hoje, no Brasil, a cada R$ 1 investido em turismo, nós temos R$ 29 que retornam para economia local”, disse o prefeito.
Representante do Litoral
Paranaguá contou com um espaço exclusivo na Feira de Turismo de Negócios, onde apresentou suas atrações ao público que foi ao evento. A cidade foi a única do Litoral a estar na feira, com atuação da secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).
“Recentemente, comemoramos a 4ª colocação de Paranaguá entre as cidades paranaenses com a divulgação do projeto Destinos Turísticos Inteligentes do Ministério do Turismo. Viemos aqui para ampliar ainda mais as parcerias durante o Festival das Cataratas. É o momento da cidade mãe do Paraná”, ressaltou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) também prestigiou a abertura do evento e destacou que o Paraná registrou o maior avanço do setor em volume de turistas no mês de março no Brasil, com crescimento de 2,6% em relação a fevereiro.
“Turismo é deslocamento de PIB, porque traz visitantes de todas as partes do mundo para gastar nas cidades do nosso Estado. E isso gera muito emprego, principalmente no setor de serviços”, salientou.
Novidades
O prefeito Marcelo Roque enfatizou uma das novidades que vão impulsionar o turismo local: a vinda de cruzeiros ao município.
“É uma satisfação imensa poder estar em Foz de Iguaçu com as nossas equipes de Cultura e Turismo. Mostrar a beleza de Paranaguá para todo o Brasil, trazer o que temos de melhor, este ano com a novidade do navio de passageiros. Trazendo o que nós queremos; renda e lucro para o nosso povo, não só para Paranaguá, mas para todo o Litoral“, reforçou Roque.
A MSC Cruzeiros prevê embarque de 10 mil turistas em Paranaguá. A operadora anunciou, no último mês de março, a cidade como seu novo porto de embarque para a temporada 2023/2024, que começa em novembro deste ano. O MSC Lirica fará itinerários para Itajaí (SC), Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai). Serão 16 saídas do porto ao longo da temporada.