Por Brayan Valêncio
O JB Litoral divulgou, no dia 21/05, o calendário de retomada das aulas presenciais das escolas estaduais de acordo com decisão da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR). Com a proximidade da chegada da nova modalidade de ensino, o litoral já definiu quais estabelecimentos de ensino voltam e como será o sistema gradual de adequação das atividades.
Ao todo, são 29 escolas nos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Paranaguá e Pontal do Paraná. Neste início, só retornam para as atividades presenciais os alunos que não têm acesso à rede de internet e que entregam as atividades aos colégios de forma 100% impressa, ao todo serão 10 alunos em cada sala. As cidades de Morretes, Matinhos e Guaratuba seguem decretos municipais e mantêm as atividades em sistema totalmente remoto.
Paranaguá vacinou a totalidade dos funcionários das instituições locais, mas as regras de poucos alunos em sala, enquanto a maioria segue de casa, é uma forma de garantir a segurança dos familiares e dos próprios estudantes, segundo o Núcleo Regional de Educação.
Os diretores e pedagogos já estão preparados para o retorno e haverá integrantes do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá (NRE) em todas as quatro cidades, auxiliando nos diversos desafios de reiniciar a educação pública com alguns acompanhando presencialmente enquanto outros seguem de suas casas. Uma das maiores ações do núcleo é auxiliar na organização das atividades de Guaraqueçaba, já que os alunos contemplados, com o retorno ao ambiente escolar, são os que moram nas ilhas regionais.
Meu filho voltará ao sistema presencial?
Apesar da reabertura das escolas físicas, muitos estudantes ainda manterão o acompanhamento à distância. Os responsáveis de crianças e adolescentes, que podem voltar às atividades, já foram informados pelas equipes pedagógicas de cada instituição individualmente, portanto, os que foram contemplados já sabem que devem comparecer ao seu colégio a partir desta segunda-feira (24).
Os que não receberam nenhum tipo de contato, permanecem no sistema atual até nova flexibilização das medidas na área da educação.
Os nomes das 29 escolas, que retomam as atividades presenciais, não foram divulgados pelos órgãos gestores, devido ao pequeno número de atendimento na modalidade tradicional e para que não haja aglomeração e pedidos de mais alunos naqueles ambientes. O sistema está em fase de teste e, por isso, é necessário paciência e cooperação dos familiares e da comunidade, como explica Liliana Kffuri, chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá. “Esse primeiro retorno, depois de um ano e meio, é uma mistura de muito sentimento juntos. Estamos ansiosos e todos com o coração na mão. É um momento especial, porque, por exemplo, vai ter sexto ano iniciando as atividades em que a criança não conhece a própria escola, então estamos trabalhando firmes para que seja o melhor retorno possível”, explica a professora especializada em desporto e supervisão escolar.