Comércio reabre nesta quarta-feira no litoral
Após 11 dias com as portas fechadas, devido a determinação do Governo do Estado, por meio do decreto nº 6983/2021, que foi prorrogado na última sexta-feira (5) pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), os comerciantes voltarão a atender o público nesta quarta-feira (10).
A partir das 5 horas começa a vigorar o decreto 7.020/2021, com duração de sete dias. As atividades comerciais em geral e prestação de serviços considerados não essenciais poderão funcionar das 10h às 17h com 50% de ocupação, de segunda a sexta-feira.
Restaurantes, bares e lanchonetes, por exemplo, podem funcionar das 10h às 20h com 50% de ocupação. Fora desse horário fica restrito apenas à modalidade delivery, que pode operar 24 horas por dia. Não será permitido take away.
Durante os fins de semana fica vedado o consumo no local, permitindo apenas por meio das modalidades de entrega. Nos estabelecimentos localizados em rodovias fica autorizado o consumo no local por motoristas profissionais que estão viajando.
Os shoppings centers ficam limitados a 50% da ocupação, das 11h às 20h. Já as academias para práticas esportivas têm liberação para abrir das 6h às 20h, com 30% da ocupação.
Retorno das aulas presenciais
Além disso, fica autorizado o retorno das aulas nas instituições públicas e privadas, inclusive em universidades e cursos técnicos, desde que seguindo a regulamentação da Secretaria de Saúde, publicada nesta sexta, a de número 240/2021.