Computadores e telas são entregues para os estudantes do Litoral aprovados no Programa Talento Tech-PR

A iniciativa tem o objetivo de qualificar jovens para o mercado de trabalho tendo como foco a área de Tecnologia da Informação e Comunicação


Por Redação Publicado 27/06/2024 às 11h13

Por Andressa Urbick

image-47
Os equipamentos foram entregues de maneira simbólica no Sest Senat de Paranaguá. Foto: Gabriel Pires/SEI.

O Sest Senat de Paranaguá recebeu, na manhã de quarta-feira (26), a entrega simbólica de 100 computadores e 10 televisores provenientes da Secretaria de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital. Esses equipamentos serão destinados aos estudantes que participam do Talento Tech-PR, programa de qualificação profissional na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, considerado o maior do Brasil.

No Litoral, foram contemplados os seguintes municípios: Matinhos, Pontal, Guaraqueçaba, Morretes e Antonina. Cada um deles receberá 20 notebooks e duas telas, que serão usados pelos alunos aprovados no programa.

Durante a entrega simbólica realizada em Paranaguá, estiveram presentes autoridades dos municípios contemplados, estudantes e profissionais da educação. O evento contou com a presença do secretário estadual da Inovação, Alex Canziani, que conversou com o JB Litoral e ressaltou a importância do Programa Talento Tech-PR.

Esse programa é para formar pessoas, mas tem um outro grande conceito que é o desenvolvimento econômico, pois muitas vezes você cria oportunidades para os jovens, porém ele acaba deixando seu município de origem. Sabendo disso, o Governo do Paraná desenvolveu essa iniciativa, para que o jovem permaneça no local onde mora, trabalhe em casa, conte com uma boa remuneração e assim desenvolva a economia da própria cidade”, pontuou o secretário.

Entre os contemplados pela iniciativa estão alunos de instituições de ensino de Pontal do Paraná. O prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, comemorou a aprovação dos estudantes locais.

A iniciativa é importante para gerar emprego, renda, capacitar os nossos alunos, esse é o principal ganho. Além disso, poder manter esses estudantes no nosso município após todo esse curso de capacitação, trabalhando na cidade e recebendo bons salários é mais um grande benefício. É um grande projeto do Governo do Estado em parceria com os municípios e que beneficia os estudantes que gostam dessa área da Tecnologia e Inovação”, destacou Rudão Gimenes.

Já o prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Júnior (PSD), ressaltou que o programa auxiliará na movimentação econômica da região. “A gente sempre ouve aquela expressão de que para crescer na profissão precisa subir a serra e hoje a qualificação profissional está no Litoral do Paraná e faz com que nossos talentos permaneçam por aqui, fazendo a economia girar em nossa região”, complementou.

Um dos alunos que participarão do programa é o estudante Lucas Régis, do Colégio Moyses Lupion, em Antonina. Em conversa com o JB Litoral, ele celebrou a chegada dos computadores e telas. “A entrega dos equipamentos é muito útil para nossa vida de estudante e para que futuramente estejamos mais preparados para a profissão que vamos seguir”, comentou.

image-48
Durante a entrega simbólica realizada em Paranaguá, estiveram presentes autoridades dos municípios contemplados, estudantes e profissionais da educação. Foto: Gabriel Pires/SEI.

Talento Tech-PR

O programa Talento Tech-PR consiste no desenvolvimento de habilidades típicas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dos Softskills (termo em inglês usado para definir habilidades comportamentais e competências subjetivas). No final do curso, os alunos precisam criar e apresentar uma aplicação prática relaciona aos problemas reais vivenciados pelas empresas parceiras.

Em todo Paraná, três mil estudantes de nível médio e superior de 50 cidades têm a oportunidade de participar dos cursos profissionalizantes sem pagar nada por isso. No total, são 150 cursos com 20 vagas cada e carga horária de 800 horas de aulas presenciais e remotas, que devem durar 10 meses. Nesse período, os inscritos contam ainda com uma bolsa mensal de R$1.345,00. Vale lembrar que os primeiros 1.000 estudantes desta edição já foram selecionados e os demais começam o curso em 2025 e 2026.

Imagem-do-WhatsApp-de-2024-06-26-as-13.00.16_b375e843
Um dos alunos que participarão do programa é o estudante Lucas Régis, do Colégio Moyses Lupion, em Antonina. Foto: Andressa Urbick

Ao JB Litoral, o chefe do Núcleo Regional de Educação, Paulo Penteado, explicou como devem proceder os estudantes interessados em participar das próximas edições do programa. “A ideia do projeto é que aconteçam edições anuais, então, todo ano nós teremos esse período de inscrição de nível médio e superior, por isso, vamos realizar uma ampla divulgação. Peço que todos acompanhem as redes sociais do Governo e das mídias aqui da região que logo divulgaremos os detalhes para as inscrições da nova etapa do Talento Tech-PR”, explicou ele.

Mais informações

Para obter mais informações sobre o Talento Tech-PR basta acompanhar os editais que são disponibilizados no site do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), da UEPG: https://ead.uepg.br/site/.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *