Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico será porta-voz da população pontalense


Por Redação

Conselheiros e suplentes foram empossados em cerimônia na quinta-feira (30). Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

A Prefeitura de Pontal do Paraná oficializou a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico na última quinta-feira (30), quando a diretoria foi empossada, em cerimônia realizada na Associação Banestado. O novo órgão tem por objetivo planejar e sugerir estratégias de desenvolvimento econômico no município.

O prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, conta que o Poder Executivo foi responsável por formular o projeto de lei para criação do comitê e encaminhar a proposta para a Câmara dos Vereadores. Segundo ele, o conselho surgiu para atuar junto à Prefeitura na tomada de decisões que impactam diretamente o desenvolvimento e economia da cidade.

Esperamos que esse conselho possa nos ajudar nos trabalhos do plano diretor, que temos que atualizar, no transporte público e nos investimentos para o turismo. O papel dele é dar voz para a sociedade civil para que todos possam contribuir com os projetos”, destaca.

Apesar de ter voz ativa na tomada de decisões, o novo conselho não possui autoridade sobre a destinação de recursos do município, nem possui um fundo de investimento. Porém, a gestão pretende criar uma tesouraria para as iniciativas do órgão no futuro.

O conselho não tem poder deliberativo nem recursos a serem destinados para ele. Futuramente, podemos criar um fundo para poder deliberar sobre o que pode ser gasto. Mas, por hora, seu objetivo é apresentar pareceres e dar opiniões para podermos fundamentar as decisões do executivo”, ressalta o prefeito.

Integrantes do Conselho


A diretoria é composta pela única chapa inscrita na eleição, que foi eleita por aclamação. Os componentes são: vereador Ezequiel Tavares (PSB), que é o presidente, o primeiro vice-presidente, Ércio Luiz Weschenfelder, presidente da Associação Comercial e Industrial de Pontal do Paraná (ACIAPAR), e o segundo vice-presidente, Gilberto Keserle, que é secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico. O prefeito Rudão Gimenes também foi nomeado presidente de honra.

A vice-prefeita Patrícia Millo Marcomini (MDB) e os secretários Gilberto Keserle e Jackson Cesar Bassfeld, de Meio Ambiente, são os representantes da Prefeitura junto ao novo órgão. Já a Câmara de Pontal será representada pelos vereadores Sinedir da Rosa Cardozo (MDB), Ezequiel Tavares Alves (PSB) e Marco Antônio Bueno da Rocha (PDT), além da advogada Joyce Maus Mischur.

Diversas áreas da sociedade civil participam da organização, como o setor da Construção Civil, representado por Valmir Dutkevis; o setor da Educação, por Ricardo Aguiar; o setor de Transporte Terrestre, por Amauri Zampieri; o setor de Turismo – ADETUR, por Maria de Fátima Cordovil Aguiar e o setor de Hotéis, Bares e Restaurantes, por Tathianne Francerli do Nascimento.

Associações e organizações sem fins lucrativos também fazem parte do conselho, como a Associação Comercial de Pontal do Paraná, representada por Ércio Luiz Weschenfelder; a ACIAPAR e dos Pequenos Negócios de Pontal do Paraná – AMPEC, por Daiane Maiara Deodato; o Sebrae-PR, por Catiane dos Santos; o Conselho Regional de Corretores – CRECI, por Luiz Carlos Mansur; a Colônia de Pescadores Z-5, por Rubens Marcelino da Veiga; a Associação de Moradores, por Paulo Roberto Araújo; a Comunidade Ribeirinha, por Conceição Vieira Ramos Constante; a Colônia Pereira, por Enéias Leopoldino da Silva e a Associação dos Artesãos, por Zenaide Aparecida da Silva.

De acordo com o prefeito, a participação dos órgãos e associações do município é importante para que o comitê consiga atuar conforme as demandas da população. “Buscamos tomar sempre as melhores decisões ao ouvir as pessoas que se envolvem nos diversos setores. É uma gama de representantes da sociedade civil que agora vai estar dialogando com a Prefeitura através de um conselho de desenvolvimento econômico”, avalia Rudão.

Conselho surgiu do PRODEC


O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Pontal surgiu a partir do Programa de Desenvolvimento Econômico da Cidade (Prodec). Criado no município em 2019 pelo Sebrae-PR, o programa era uma das etapas necessárias para a constituição do órgão, explicou o gerente regional do Sebrae, Wellington Perdomo, ao JB Litoral.

Para implantar a iniciativa em Pontal do Paraná, o Sebrae realizou reuniões, planejamentos e levantou dados sobre a atuação do Conselho de Desenvolvimento em outras regiões do estado e fora do país. De acordo com o gerente, o intuito era desenvolver um plano de trabalho a partir dos casos de sucesso, mas personalizado para o município.

Era necessário passar por todas as etapas do programa até que pudéssemos, de fato, implantar o conselho em Pontal do Paraná. Na Região Metropolitana, além daqui, estão funcionando o da Fazenda Rio Grande, Araucária e São José dos Pinhais. São os três polos econômicos mais importantes da região e pretendemos transformar Pontal em uma grande potência, assim como eles, mas dentro das nossas vocações”, afirma o gerente.

Ele ainda destaca que é preciso fortalecer a relação da entidade com os poderes Legislativo e Executivo a fim de garantir sua eficácia. “Precisamos de um relacionamento institucional de muita confiança e respeito com os poderes constituídos. Mas, é importante frisar que vamos apenas sugerir e acompanhar aquilo que realmente importa para o município, não vamos tirar a liberdade do prefeito de executar seu plano diretor”, salienta Wellington.

Próximos passos


O vice-presidente do conselho e secretário de Turismo e Desenvolvimento de Pontal do Paraná, Gilberto Kersele, esclarece que, a partir do lançamento oficial na cerimônia, o comitê gestor deve se reunir em breve para definir quais serão os temas prioritários.

Vamos trabalhar na definição de áreas temáticas, ou seja, definir quais assuntos são mais prementes, aqueles que precisamos tratar de modo célere com a gestão pública municipal, a fim de garantir que nossas sugestões possam ser colocadas em prática em benefício da comunidade”, aponta.

O secretário e vice-presidente conta que o trabalho conjunto deve impactar fortemente o setor de turismo do município, uma das principais atividades econômicas de Pontal.

Teremos uma troca muito grande. A secretaria vai levar as sugestões e mostrar os projetos que estão sendo executados, enquanto o conselho traz novas ideias e propostas. Certamente atingiremos esse objetivo comum com êxito”, conclui Gilberto Kersele.

Sair da versão mobile