Dengue assola Guaratuba: cidade lidera casos no Litoral com mais de 9 mil casos e morte confirmada

Na última semana, duas mortes por dengue foram registradas na região: uma em Guaratuba e outra em Morretes, totalizando seis óbitos no Litoral.


Por Luiza Rampelotti

Apesar dos bons índices, prevenção deve ser regra nas cidades litorâneas. Foto: Sesa

O alerta para a dengue no Litoral se intensifica. A última semana foi marcada por um aumento significativo no número de casos e, tragicamente, por duas mortes, uma em Guaratuba e outra em Morretes, conforme o boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (4).

Guaratuba, que já havia decretado situação de emergência em março, enfrenta um surto sem precedentes. O município registrou 1.129 novos casos na última semana, elevando o total para 9.377 – um número assustador que coloca a cidade em estado de emergência. O índice de infestação do mosquito Aedes aegypti chegou a 7,14%, enquanto a recomendação do Ministério da Saúde é de no máximo 1%.

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (PSD), decretou situação de emergência na área urbana e rural em março, reconhecendo a gravidade da situação e a sobrecarga na rede de saúde. O decreto destaca o aumento de atendimentos relacionados à dengue em toda a rede de atenção, desde a atenção primária até o pronto socorro e o hospital, exigindo a ampliação da equipe assistencial.

A escalada da dengue na cidade é assustadora. O município possui o maior número de casos por 100 mil habitantes do Litoral, com um índice de 25.604, quase quatro vezes maior que o segundo lugar, Morretes (6.235/100 mil).

Ao JB Litoral, a diretora da 1ª Regional de Saúde do Litoral, órgão da Sesa, Carmen Moura, falou sobre a situação da cidade. “Guaratuba vem enfrentando uma situação crítica com número grande de casos. O Município, com apoio do Estado, vem tomando todas as medidas para garantir o atendimento oportuno às pessoas e identificar e eliminar focos da doença. O óbito que foi registrado neste boletim ocorreu em abril e não tinha comorbidades conhecidas”, informou.

A situação em outras cidades da região também é preocupante:

No total, o Litoral registrou 1.503 novos casos de dengue na última semana, atingindo 18.203 casos desde o início do período epidemiológico, em 30 de julho de 2023. O número de óbitos também é preocupante, com 6 casos: 3 em Antonina, 1 em Paranaguá, 1 em Guaratuba e 1 em Morretes.

Sair da versão mobile