A Secretaria de Saúde do município de Antonina, por meio do setor de Vigilância em Saúde, está focada também no monitoramento e na prevenção da dengue. Somente nesta semana, as equipes promoveram visitas em vários pontos estratégicos da cidade. Dos 146 locais visitados, foram contabilizados 82 pontos de focos do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, que foram eliminados pelos profissionais.
Na última semana, o Secretário de Saúde, Odileno Garcia, foi até os canais oficiais da prefeitura anunciar mudanças no sistema de atendimento médico do município, por conta do alto índice de pessoas com sintomas de dengue e de casos confirmados. Segundo ele, em coletas de 110 exames, foram positivados 60 pessoas com a doença. Além disso, 17 pacientes aguardam o resultado.
Em caso dos sintomas (manchas vermelhas, dor no corpo, dor de cabeço, dor no fundo dos olhos e febre) os cidadãos deverão procurar atendimento na Unidade de Saúde Central de Antonina (Rua Cinco de Julho, 98).
É necessária limpeza e atenção da população
O Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença, coloca ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é necessário que a população jogue fora de forma responsável pneus velhos, vire as garrafas com a boca para baixo e verifique com frequência a formação de poças no quintal. Ainda é importante que objetos limpos e secos sejam armazenados em lugares cobertos, pois em dias de chuva, a água pode se acumular nesses locais.
Confira fotos das visitas e dos focos encontrados em Antonina:
Fotos: Prefeitura de Antonina.